Novas imagens: navio que causou maior desastre ambiental do Sri Lanka afunda com toneladas de combustível

0
376
IMPRIMIR
Navio MV X-Press Pearl afunda enquanto é rebocado para águas profundas na costa do Sri Lanka em 2 de junho de 2021. Incêndio de 13 dias no porta-contêineres causou o maior desastre ambiental da história do país. — Foto: Força Aérea do Sri Lanka via Reuters

O porta-contêineres MV X-Press Pearl, destruído por um incêndio que durou 13 dias na costa do Sri Lanka, está afundando com centenas de toneladas de petróleo em seus depósitos nesta quarta-feira (2), o que provoca o temor de agravamento do maior desastre ecológico da história do país.

O navio começou a afundar horas após o início da operação para rebocá-lo para longe da costa. “A popa do navio está submersa, e o nível da água está acima do convés”, afirmou Indika de Silva, porta-voz da Marinha cingalesa. “O navio está afundando”.

A maior parte da carga caiu no mar e foi parar na costa do Sri Lanka, causando o maior desastre ambiental do país. Toneladas de pequenos grânulos de plástico já afetam 80 km do litoral oeste da ilha.

Além da carga, o navio transportava 278 toneladas de combustível em estoque e 50 toneladas de diesel em seus tanques, o que causa o temor que a tragédia ambiental se intensifique.