Nigéria pretende exportar arroz utilizando mão de obra do Rio Grande do Sul

0
671
IMPRIMIR
Em troca de terra e de incentivos fiscais, os nigerianos esperam que os gaúchos levem tecnologia, qualidade e alta produtividade para a produção do país Foto: Via Marketing / Divulgação
Fernanda da Costa

Com um embaixador na Expodireto pela segunda vez, o governo da Nigéria confirma ter objetivos ousados para a agricultura. A produção ainda pouco mecanizada e insuficiente para abastecer o mercado interno está levando o país a investir em uma parceria com o Brasil para desenvolver a cultura do arroz. A proposta é atrair produtores para plantar o grão por lá, em troca de conhecimento e tecnologia. A meta vai além da autossuficiência do país nessa cultura: quer deixar de ser um dos maiores importadores de arroz do mundo e começar a exportar o grão, sobretudo para nações vizinhas.

Em troca de terra e de incentivos fiscais, os nigerianos esperam que os gaúchos levem tecnologia, qualidade e alta produtividade para a produção do país. Um grupo de agricultores do litoral norte gaúcho se interessou pela proposta e deve visitar o país neste ano. Querem ver de perto o tipo de solo da Nigéria, que tem clima semelhante ao do Brasil. O coordenador da área internacional da Expodireto, Evaldo Silva Junior, avalia que o país tem condições de atingir o objetivo de produzir mais arroz para exportação.