Milhões de euros por melhores estradas no Quênia

0
728
IMPRIMIR
Especificamente, o projeto Reabilitação de Estradas Rurais, da UE, vai apoiar o plano de manutenção das estradas no Quênia (2010-2017

A União Europeia aprovou um projeto que vai ajudar o governo do Quênia a construir e recapear estradas rurais, contribuindo assim para a criação de empregos no país.

Um segundo projeto vai melhorar a competitividade dos produtos quenianos ao aperfeiçoar padrões e normas nacionais, além de treinar as autoridades, o que pode levar a mais exportações. A decisão, tomada na sexta-feira (3), prevê o gasto de 31,95 milhões de euros.

O Comissário europeu para o desenvolvimento, Andris Piebalgs, declarou: “com esse apoio financeiro, pretendemos nos unir ao governo do Quênia em seu objetivo de transformar o país em uma economia de médio porte. Os projetos terão efeito imediato na vida e na situação econômica de muitos quenianos. Um sistema de transporte eficiente e o ambiente adequado para os negócios são componentes essenciais do crescimento sustentável, que vai beneficiar todos os setores da sociedade”.

Especificamente, o projeto Reabilitação de Estradas Rurais, da UE, vai apoiar o plano de manutenção das estradas no Quênia (2010-2017). O objetivo é recuperar e construir mais de 4 mil km de estradas, além de prover a manutenção de aproximadamente 38 mil km.

Potencialmente, o projeto deve criar empregos em tempo integral para mais de 11 mil pessoas, por 5 anos.

A UE vai financiar a melhoria de 160km de estadas rurais, com o trabalho de pequenos empresários locais. O projeto vai facilitar o acesso às áreas de produção rural e reduzir à metade o tempo de deslocamento.

O objetivo maior é reduzir os custos de transporte e o tempo de deslocamento, além de melhorar a segurança das rodovias e facilitar o crescimento da economia, das ofertas de emprego e a melhora dos padrões de vida.

Como parte deste esforço, está prevista uma rede de rodovias seguras na área rural, em cinco regiões na parte oriental do Quênia.