Marinha do Brasil prepara novos helicópteros para missão Antártica

0
82
IMPRIMIR
A 39º edição da Operação Antártica (OPERANTAR XXXIX) deverá contar a participação inédita dos helicópteros UH-17, em substituição aos antigos UH-13 Esquilo. E os preparativos avançam. Entre os dias 1º e 4 de setembro, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) realizou adestramentos a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira (NPqHo Vital de Oliveira) nas proximidades da cidade de Arraial do Cabo.

As tripulações de UH-17 puderam treinar a maioria das missões que cumprirão no continente gelado, como transporte de cargas e ressuprimento vertical. Também foram realizados pousos a bordo e exercícios como retirada e colocação de pás.

Na Antártica, esses helicópteros precisarão cumprir missões como transporte de pessoal e de carga, evacuação aeromédica, busca e salvamento. Os UH-17 contam com Óculos de Visão Noturna (OVN), maior capacidade de carga e sistemas de navegação mais modernos, quando comparados aos anteriores UH-13. Ao todo, três UH-17 foram adquiridos. Trata-se da versão militarizada do Airbus/Helibras H-135 T3, aeronaves bi-turbinas.