Mais de 11 mil trabalhadores portuários já foram vacinados no Paraná

0
45
IMPRIMIR
O público-alvo dos portuários será readequado nos próximos dias, mas há expectativa de alcançar cerca de 14 mil pessoas

Mais de 11 mil trabalhadores portuários de Paraná receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. Segundo o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde, que reúne os dados atualizados em tempo real pelos municípios, 11.430 pessoas incluídas nesta categoria receberam a primeira dose do imunizante até quinta-feira (17).

Os números não consideram aqueles que foram vacinados por idade ou grupo de comorbidade. “A eficiência do Governo do Estado e das prefeituras do Litoral fez com que a aplicação acontecesse de forma muito rápida, na medida que as doses iam chegando aos municípios”, diz Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Para ele, a vacinação dá mais segurança para uma categoria, que não parou durante a pandemia. “Os cuidados que adotamos se mostraram muito eficazes, mas a vacina é fundamental. A imunização afeta diretamente a proteção coletiva, interrompendo as cadeias de transmissão e contendo a disseminação do vírus. Além disso, as vacinas protegem das formas mais graves da doença”, acrescenta.

Garcia lembra que todas as medidas de controle da doença continuam, incluindo o atendimento médico 24 horas, a triagem inicial de saúde, a obrigação de uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel e estações de higienização.

O público-alvo dos portuários será readequado nos próximos dias, mas há expectativa de alcançar cerca de 14 mil pessoas. A Secretaria de Estado da Saúde trabalha para atualizar as estimativas populacionais para a próxima edição do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19.