IMO: mais mulheres estão se unindo às fileiras marítimas em diversas profissões

0
291
IMPRIMIR

Mais mulheres estão se juntando às fileiras marítimas em uma variedade de profissões dentro da indústria. Para incentivar esta tendência e com o objetivo de continuar o impulso para empoderar as mulheres na comunidade marítima, a IMO está apoiando um curso de treinamento destinado a oficiais do sexo feminino de autoridades marítimas e portuárias.

Vinte e duas mulheres de 10 países francófonos da África participaram do curso de duas semanas “Mulheres em Gestão Portuária”, realizado em Le Havre, França. O curso abrangeu palestras sobre gerenciamento portuário, segurança portuária, ambiente marinho, facilitação do tráfego marítimo, marketing, logística portuária e outros tópicos. Os participantes aprenderam sobre as habilidades necessárias para melhorar o gerenciamento e a eficiência operacional de seus portos.

Foram organizadas visitas ao Porto de Le Havre e ao Porto de Rouen, dando aos participantes a oportunidade de experimentar por si mesmos as operações diárias de um porto, com o objetivo de aplicar esse conhecimento em seus respectivos países.

O curso de gestão portuária foi realizado através do programa Mulheres no Mar da IMO, em parceria com o Instituto Portuário de Educação e Pesquisa (Iper) e a Autoridade Portuária de Le Havre. Faz parte dos esforços contínuos e crescentes da IMO para apoiar o Objetivo número cinco de Desenvolvimento Sustentável da ONU: alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres.Até o momento, 355 mulheres receberam treinamento nesta atividade por meio de 16 cursos realizados no Iper.

Fonte: IMO