Ideia é aproveitar profissionais experientes

0
622
IMPRIMIR
Outra maneira de evitar problemas com a falta de mão de obra é aproveitar melhor o talento de profissionais mais experientes, segundo João Lins. Como a expectativa de vida no país já alcançou 73 anos, os trabalhadores têm condições de se manter no mercado por mais tempo e evitar a aposentadoria precoce. Quem já se aposentou ou está próximo disso pode trabalhar na transmissão de conhecimento dentro da organização, orientando profissionais mais jovens.

– É preciso adaptar as condições de carreira para poder utilizar essas pessoas de uma maneira mais inteligente – afirma o sócio da PwC.

O professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV) João Baptista Brandão concorda. Segundo ele, formar jovens líderes é um processo demorado, que leva de cinco a 10 anos. Portanto, aproveitar o conhecimento de pessoas experientes é uma boa opção.

– Consigo formar um líder quando eu tenho um outro líder maduro dentro da empresa – afirma Baptista.

O consultor Eduardo Riether, 66 anos, aposentou-se aos 53 anos. Depois de quatro anos parado, resolveu voltar ao mercado. Ele é um dos 2,65 milhões de brasileiros com mais de 65 anos que estão na ativa, segundo dados do Censo 2010. Após trabalhar com vendas na área de informática, hoje presta consultoria para empresas desse setor e de outros ramos. Na aposentadoria, obteve cinco certificações em coaching.