Grande iceberg aparece em frente à estação de pesquisas brasileira na Antártica

0
451
IMPRIMIR
       Iceberg ficou posicionado em frente à estação brasileiraSargento Flávio / Marinha do Brasil

Militares brasileiros que integram o grupo base da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) foram surpreendidos nos últimos dias pela mudança na paisagem, ao observarem a Baía do Almirantado: um grande iceberg apareceu no horizonte.A estrutura de gelo foi registrada pelo primeiro sargento José Flávio Gomes da Cruz, um dos integrantes da missão na EACF. A estação Comandante Ferraz está localizada na península Keller, na Ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul.

O professor Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e experiente pesquisador na Antártica, calcula que a estrutura que apareceu em frente à estação tenha 10 mil metros quadrados, com um paredão de cerca de 30 metros acima da superfície de água. Ainda segundo o pesquisador, a estimativa é que tenha 150 metros abaixo da superfície.  Ele salienta que, apesar das dimensões parecerem grandes, outros iceberg são muito maiores no continente.

– Note que alguns ultrapassam 50 quilômetros por 20 quilômetros de área – afirma.

Apesar das dimensões da estrutura de gelo que apareceu em frente à estação, icebergs muito maiores são comuns na Antártica   Sargento Flávio / Marinha do Brasil

Inaugurada em janeiro de 2020, a nova estação de pesquisas brasileira tem cerca de 4,5 mil m² divididos em seis setores. São 17 laboratórios utilizados para as atividades científicas do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O grupo base é composto por militares da Marinha que permanecem na Antártica por até 12 meses.