Fórum Santos Export: lançamento reúne lideranças em São Paulo

0
318
IMPRIMIR

Com a presença de cerca de 70 empresários, políticos e representantes do setor logístico portuário foi lançada nesta quinta (25) a 17ª Edição do SANTOS EXPORT – Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário, programada para os dias 8 e 9 de outubro no Royal Tulip Alvorada, em Brasília. O evento tem realização da Una Marketing de Eventos e aconteceu na sede do jornal Folha de S. Paulo, parceiro de mídia e conteúdo que nessa edição trará abrangência nacional ao evento.

Na abertura, Fabrício Julião, Diretor Presidente da UNA Marketing de Eventos ressaltou os 16 anos de sucesso do evento, até agora focado no Porto de Santos, revelando a necessidade de abrir nessa edição para setores que antes não estavam contemplados como logística, gestão marítima e armazenagem, entre outros. “Temos quatro importantes mudanças: a realização do evento em Brasília, a criacao de um comitê orientador composto por lideranças do setor, a missão técnica internacional a Singapura, que pela primeira vez vai preceder o seminário, e a parceria da Folha, que também pela primeira vez fará um caderno especial em edição nacional da cobertura do Santos Export”.

Outro ponto levantado por Fabrício foi o momento político atual do País: “Porto privado ou porto de controle público? Precisamos de um canal de discussão para trazer esse debate e inovação ao setor, falar de temas importantes como tecnologia, gestão, regulamentação. Queremos um evento proativo que possa contribuir para iluminar todas essas questões. Mais uma vez quero agradecer a parceria e a acolhida da Folha e afirmar que teremos uma jornada de muito trabalho pela frente”.

Joel Julius, gerente de Desenvolvimento de Negócios Central, Europa Oriental, América Latina e Caribe da empresa Enterprise Singapore, se mostrou muito entusiasmado com a parceria: “Estamos muito otimistas, trabalhar com parceiros é sempre bom e temos novas oportunidades para ampliar relações entre o Brasil e Singapura. Singapura é um país muito forte no setor de logística, para se ter uma ideia, movimenta em contêineres quase dez vezes o que movimenta o porto de Santos nas operações portuárias. É um país pequeno, mas é uma porta de entrada logística e financeira da América Latina e outras partes do mundo para a Ásia.

Queremos mostrar também o lado comercial e de inovação tecnológica de Singapura. Apostamos muito nessa parceria”. Pela empresa participou também o Diretor para America Latina, Sr. Aik Lam Khor

Marcelo Benez, Diretor Executivo Comercial da Folha de S.Paulo, em sua fala destacou a presença do jornal em todas as regiões do país, sua abrangência no meio impresso e digital e revelou, inclusive, que fez uma apresentação mostrando números da audiência do jornal em todas as suas plataformas e revelou, inclusive, que 84 % dos leitores abrem o conteúdo no mobile: “O evento já é um sucesso e para nós é importante, a Folha está em um momento especial. Temos o Estúdio Folha envolvido nesse projeto, que é a nova área de produção de conteúdo para temas nacionais e internacionais. O tema desse fórum é muito atual e abre espaços para novos investimentos e crescimento em vários campos, desde a logística até agronegócios, com desdobramentos nas exportações, integração das diversas regiões do país, logística e um grande universo. Essa discussão tem uma repercussão muito grande e a relevância do tema e o fato de ser realizado em Brasília certamente vai gerar muito conteúdo para a repercussão na audiência da Folha. Esperamos que essa parceria dure muitos anos”.

José Roberto Sampaio Campos, Consultor Portuário, está à frente do comitê orientador formado para organizar a programação do evento, destacou a necessidade de o setor consolidar a sua identidade na escolha entre o modelo de porto privado ou de controle público e outras questões: “O sistema portuário brasileiro vive um momento de grandes definições. Nessa edição, a participação com a Folha vai ampliar a representação dos atores principais do setor. Esse novo formato terá abrangência nacional e é isso que todos queremos. O Brasil é muito maior do que Santos, são 7500 km de costa e muitos portos e empresas atuando.

Durante o evento, os deputados estaduais Tenente Coimbra e Paulo Corrêa Jr. fizeram questão de confirmar o apoio do Legislativo e da frente parlamentar para todas as questões relativas ao setor. De Brasilia o Deputado Federal Junior Bozzela fez questão de demonstrar total apoio ao evento. Ele assumiu nessa semana a Presidência da Sub-Comissao de Portos e se colocou à disposição do evento.

Mais informações: www.forumsantosexport.com.br