Ferrovias

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O Brasil precisaria de 52 mil quilômetros de trilhos para atender à demanda nacional para transporte de cargas

Hoje existem tantos trilhos no Brasil quanto havia na década de 1920, quase 30 mil quilômetros. Abandonada após o Plano Nacional de Erradicação de Ramais Ferroviária, nos anos 50, boa parte da malha ferroviária brasileira desapareceu. Só 25% das cargas no Brasil são transportadas por ferrovia. Este é um número muito baixo. Acho a meta de chegar a 35% razoável — opina Telmo Giolito Porto, professor na área de ferrovias da Escola Politécnica da USP. — Eu diria que o problema não é de planejamento, mas de gestão da execução. Se a gente continuar a executar, vamos ter uma ferrovia muito melhor

Segundo a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários, no entanto, o Brasil precisaria de 52 mil quilômetros de trilhos para atender à demanda nacional para transporte de cargas. Fora os investimentos necessários para sua modernização.

— Nossas ferrovias de carga são anacrônicas. Têm 60, 80 anos de existência — conta o professor Hostílio Ratton, da Coppe/UFRJ — A nossa malha é ruim, passa por lugares que não precisa passar mais e não passa no lugar nos quais precisa.