Falta de contêineres prejudica café

0
102
IMPRIMIR

O setor cafeeiro enfrenta problemas para exportar a commodity. Segundo espe- cialistas, a falta de contêineres é um dos principais entraves para o escoa- mento da carga ao mercado internacional, já que toda a logística fica comprometida. Não há previsão de normalização da questão.

“A menor oferta de contêineres nas exportações é resultado de alguns fatores externos, como a alta demanda nos fluxos para o continente asiático e, mais recentemente, o entrave do meganavio Ever Given no Canal de Suez, que deverá intensificar a indisponibilidade dos equipamentos e elevar ainda mais o grau de dificuldade para o comércio exterior do País”, explicou o diretor técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Ceca- fé), Eduardo Heron Santos.

Para driblar o problema, exportadores têm utilizado contêineres de 40 pés, que apresentam menos problemas de mercado. Mas, de acordo com o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque, o problema não é uma exclusividade do Porto de Santos.