Exame aponta os melhores portos

0
769
IMPRIMIR

A revista Exame listou os 12 melhores portos do país. Para isso, ouviu Marcos Vendramini, professor de Gestão Portuária da Universidade Católica de Santos e diretor da consultora americana Aecom. Informa que foram analisados 22 portos, responsáveis por 81% do movimento geral e 99,4% da operação de containeres. À frente, não há surpresa, pois lá está Santos, responsável por 30% do movimento do país.

O porto paulista recebeu nota 7,61 e teria, segundo Exame, potencial de crescimento de 3,76. Elogia a interconectividade de Santos, o que todos aceitam e elogia os acessos, o que é polêmico. Afinal, o Centronave advertiu que, com a entrada de dois novos terminais em 2013 – BTP e Embraport – poderia haver caos nos acessos terrestres.

Em segundo lugar, há uma certa surpresa, pois foi citado Itaguaí (RJ), com potencial de crescimento máximo: 10. No entanto, Itaguaí precisa de melhor acesso ferroviário e de uma solução para a descida da Serra das Araras, na Via Dutra.

Em terceiro lugar, Exame aponta um porto que só recebeu críticas nos últimos anos: Paranaguá (PR). Informa que tem acessos e ativos portuários superiores à média.

Em quarto está Itajaí (SC), analisado em conjunto com Portonave, com elogios à boa inserção na economia local; Depois aparecem, pela ordem:

Vitória (ES), Rio (RJ), Rio Grande (RS), Suape(PE), São Francisco do Sul (SC), analisado junto com Itapoá, Pecém (CE), Salvador (BA) e Manaus (AM). A análise cita baixas possibilidade de expansão para Vitória, Porto do Rio, Manaus e São Francisco do Sul.