Espetáculo comemora os 40 anos da Academia Ensaio

0
704
IMPRIMIR
Neste ano para comemorar os 40 anos, foi apresentado ao público em duas sessões, o espetáculo a Bela e a Fera / Fotos Eduardo Peixoto

Criada através da união de três amigas apaixonadas pela dança em setembro de 1981, a Academia Ensaio foi a primeira escola do gênero em Rio Grande e divulga o nome da cidade por todo o Estado. Atualmente, sob a direção da bailarina Eugênia Klinger, crianças e adultos, fazem parte dos 40 anos. Para resgatar quatro décadas de danças, a Secretaria de Município Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) promoveu no mês de agosto o espetáculo online: “Recordações 40 anos de Ensaio”.

O evento, fez parte da programação do projeto #teatromunicipalagora, e tem como objetivo recordar momentos da Academia Ensaio durante a sua trajetória no município do Rio Grande. Além do Ballet Clássico, possui Pilates (solo), jazz, infantil sapateado, dança contemporânea, danças de salão e ritmos. Ao longo desses 40 anos de atividades, a Academia proporcionou aos seus alunos centenas de apresentações, remontando Espetáculos de Ballet Clássico de Repertório no Teatro Municipal do Rio Grande e no Ginásio do Ipiranga Atlético Clube.

A escola realiza dois espetáculos por ano, mostrando um pouco do que os alunos aprendem durante as aulas. Neste ano para comemorar os 40 anos, foi apresentado ao público em duas sessões, o espetáculo a Bela e a Fera, um conto de fadas francês, escrito em 1756, por Jeanne-Marie Leprince Beaumont. Na versão adaptada, Bela é uma jovem doce e sonhadora que deseja mais que uma vida pacata na cidade de Villanueve, na França. Com o passar dos dias, Bela vai aprender sobre a Fera e seu misterioso cabelo e criados, e descobrirá que existe uma história mágica por trás de tudo isso, e que ele pode ser muito mais do que um monstro.

Para Eduardo Peixoto, pai da bailarina Isabella de 9 anos, é  extremamente importante  valorizar e apoiar a cultura de Rio Grande. “Parabenizo a academia Ensaio pelos 40 anos de dedicação a arte, cultura e dança de nossa cidade. A dança possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta de sua própria linguagem corporal, certamente contribui no processo de educação e aprendizagem. Parabéns para a Eugênia e seus alunos!”

A Ensaio também remontou famosos espetáculos de Ballet Clássico de Repertório, entre eles o “Quebra Nozes”, em 1987, sendo a venda dos ingressos destinada para obras no Teatro Municipal.