Ecovix perderá sonda da Sete Brasil

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Sete Brasil encerra contratos com sócios operadores ( Cortesia )

Reportagem da Revista Brasil & Energia revela que um novo corte na carteira da Sete Brasil deve atingir em cheio a Ecovix, que deve ter sua demanda de sondas reduzida de duas para uma unidade. Originalmente, o estaleiro, que assim como a empresa de sondas enfrenta sérios problemas financeiros, assinou contrato para construir três navios-sonda.A baixa de uma sonda foi determinada pela Petrobras e vinha sendo mantida em sigilo tanto pela petroleira, quanto pela Sete Brasil. De acordo com o plano em curso, outras 13 unidades da carteira da Sete Brasil serão construídas pelo Jurong, que fará sete navios-sonda, e o Brasfels, com seis semissubmersíveis. Os contratos dos dois estaleiros não foram alterados.

Com isso, se sobreviver à crise financeira que enfrentada desde o ano passado, a carteira da Sete Brasil terá apenas 14 unidades de perfuração e não as 15 divulgadas após corte do volume contratual inicial de 28 equipamentos . O consórcio Kawasaki- Odebrecht construirá outras quatro unidades no Estaleiro Enseada.

Não bastasse o atraso na construção das sondas e o fato de parte das obras terem sido remanejadas para o exterior, o futuro da Sete Brasil é ameaçado também pela relação custo benefício do negócio para a Petrobras. Diante da atual situação financeira da petroleira e da queda nos preços dos serviços praticados no setor, o afretamento dessas unidades perde o sentido econômico.

O custo de construção de cada uma das sondas da Sete Brasil irá girar em cerca de US$ 1 bilhão, bem acima do valor médio do mercado. Há até pouco tempo, esse custo oscilava no patamar de US$ 700 milhões a US$ 800 milhões, sendo que hoje é possível adquirir no mercado uma boa sonda de sexta geração usada por cerca de US$ 300 milhões. Diante do expressivo número de sondas em construção por ficarem prontas sem contratos, executivos do setor acreditam que será possível arrematar um equipamento novo pelo preço de US$ 350 milhões.