ECOSORB realiza 2º Simulado do Plano de Emergência Individual no Porto do Rio Grande – RS

0
931
IMPRIMIR
A ECOSORB é a empresa contratada pelo Porto do Rio Grande para atender às emergências relacionadas a vazamento de óleo, contando com uma equipe especializada e com equipamentos de alta tecnologia para esta finalidade

O derramamento de óleo no mar provenientes das operações de embarcações e terminais tem sido uma constante preocupação e pauta de debates em vários países. E a ECOSORB tem grande influência nesta constante.

Referência no País para o fornecimento de soluções focadas na prevenção e redução dos impactos ao meio ambiente a ECOSORB ministrou na tewrça-feira (03) o 2º Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) do Porto do Rio Grande.

O PEI é resultado da Resolução Conama 398, que dispõe sobre o conteúdo mínimo do PEI para incidentes por óleo em portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares, visando estabelecer o correto procedimento da equipe em caso de vazamentos de óleo no mar, e para isto, orienta que toda a equipe envolvida para atender emergências com óleo seja treinada.

Há uma série de treinamentos que podem ser ministrados. Um deles é conhecido como simulado.  O simulado é uma técnica de treinamento onde todos os envolvidos, equipamentos e materiais são testados. Cabe aos portos contratar uma empresa especializada para atender a estas emergências de vazamento de óleo no mar.

 

O 1º Simulado ECOSORB no Porto do Rio Grande ocorreu em 2010. No simulado deste ano, serão avaliados todos os procedimentos de comunicação entre as diversas equipes do Porto e as táticas de atendimento a emergência com vazamentos de produtos no meio ambiente.

Para acrescentar um grau de dificuldade ao treinamento estão previstos 02 acidentes, um com vazamento de “ácido oleum” e outro com “bunker”. 

A técnica de simulado utilizada é de grande valia para treinar as pessoas, testar equipamentos e materiais, pois visa uma integração dos recursos e promove uma simulação mais próxima da realidade, o que é difícil de traduzir durante os treinamentos teóricos em sala de aula.

Segundo Maria Tereza R. Massini, Diretora de Serviços de Prontidão da ECOSORB, é de suma importância promover periodicamente estes simulados, pois além de ser uma ferramenta de trabalho de alta qualidade, é neste momento em que as diversas equipes aproximam-se e o trabalho de equipe é colocado em prática.