Foram entregues, na quinta-feira (22), as obras de ampliação do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, que ampliaram em mais de 60% a capacidade de movimentação de carga geral. Isso consolida Paranaguá como o maior porto graneleiro da América Latina e o segundo maior porto do Brasil. Cada navio graneleiro poderá embarcar até 10,5 mil toneladas a mais, aumentando a capacidade de movimentação mensal de grãos para 315 mil toneladas.
Ao todo, foram dragados 14,2 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A empresa responsável pela obra foi a DTA Engenharia, vencedora da licitação no valor de R$ 394 milhões. O início das obras foi autorizado em fevereiro do ano passado.
A expansão dará ao terminal a possibilidade de operar, simultaneamente, três dos maiores navios de contêineres do mundo. As obras fazem parte do acordo de renovação antecipada do contrato de arrendamento do Terminal por mais 25 anos, a partir de 2024, assinado em abril de 2016 junto ao governo federal.
A transação envolvendo a TCP é uma das maiores já realizadas no setor de terminais de contêineres na América Latina e o primeiro investimento da China Merchants Port Holding (CMPort), que adquiriu 90% do Terminal de Contêineres de Paranaguá.
Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil