Draga Kaishuu chega no porto gaúcho

0
53
IMPRIMIR

Depois de 30 dias de operação da dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, chegou nesta sexta-feira, 30, a segunda draga que irá operar no procedimento. A draga Kaishuu atracou por volta do meio-dia no Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande.

A embarcação tem 157 metros de comprimento por 28 metros de largura. Ela tem uma capacidade de sucção de até 16 mil metros cúbicos de sedimentos por ciclo. A Kaishuu irá operar de forma simultânea a Pearl River que já está operando desde 29 de outubro. A nova draga deve iniciar a operação no dia 1º de dezembro.

“Importante destacar que operar duas dragas simultaneamente faz parte do contrato firmado entre o consórcio e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Temos um mês de obra e notamos um processo ágil e que cumpre com todos os requisitos de proteção ambiental”, afirma o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. A operação de duas embarcações no canal de acesso não impacta na atividade portuária. A dragagem deve retirar 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de navegação e terá um custo de R$ 300 milhões.