Diretor-presidente do APL Marítimo do RS realiza reunião na SUPRG

0
45
IMPRIMIR
O Simulador de Manobras Navais do APL é um grande ativo da nossa região e instrumento de desenvolvimento para um porto mais seguro e eficiente”, avalia o presidente Arthur Baptista (E) Foto André Zenobini
 
O diretor-presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo do Rio Grande do Sul, Arthur Rocha Baptista, realizou na quinta-feira, 07, uma reunião com o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, na sede da autoridade portuária, em Rio Grande. Foram tratados diversos assuntos como a reformulação do APL e as maneiras de auxílio da Governança ao Governo do Estado que está iniciando. 
 
O APL Marítimo surgiu da ampliação da temática do antigo APL do Polo Naval e de Energia. Com a mudança, o grupo passou a se dedicar ao fomento das atividades marítimas e navais e suas respectivas cadeias produtivas. “Nossas pautas são bastante convergentes. A partir da força de nossos associados o APL Marítimo trabalha para promover o porto dos gaúchos e atrair cargas,  e novos negócios para o nosso território. Também estamos discutindo o aproveitamento do modal hidroviário, o novo modelo de gestão portuária e o futuro dos navios autônomos.
 
Nesse contexto, o Simulador de Manobras Navais do APL é um grande ativo da nossa região e instrumento de desenvolvimento para um porto mais seguro e eficiente”, avalia o presidente Arthur Baptista. Para o superintendente do Porto, ações conjuntas fortalecem a busca pelo fortalecimento do sistema hidroportuário gaúcho. “As lideranças alinhadas em um projeto de desenvolvimento da região fazem com que os grandes investidores possam ter garantias para aportar os seus recursos. Contaremos muito com o apoio do APL Marítimo ao longo de nossa gestão”, conclui Fernando Estima. 
 
Novo APL 
 
O APL Marítimo foi aprovado no dia 19 de novembro em Assembleia Geral e passou a incluir os setores de navegação aquaviária, operações portuárias, logística, pesca e aqüicultura, dentre outros assuntos. O APL Marítimo do Rio Grande do Sul é o primeiro do gênero no Brasil. O simulador mencionado teve seu workshop de lançamento no mesmo dia e é uma ferramenta de alta precisão para a realização de treinamentos marítimos, como também, para simulações de para manobras complexas e novas estruturas portuárias, sendo o primeiro simulador de alta precisão do Rio Grande do Sul.