Dia Mundial do Mar, 2019: Capacitar as Mulheres na Comunidade Marítima

0
38
IMPRIMIR
A OMI apoiou a criação de sete associações regionais para mulheres no setor marítimo em toda a África, Ásia, Caribe, América Latina, Oriente Médio e Ilhas do Pacífico.

“Capacitar as Mulheres na Comunidade Marítima” foi selecionado como o tema do Dia Marítimo Mundial para 2019. Isso proporcionará uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e Destacar a importante contribuição das mulheres em todo o mundo para o setor marítimo.

O Conselho da Organização Marítima Internacional (OMI), reunido em sua 120ª sessão na sede da IMO em Londres, endossou o tema, seguindo uma proposta do Secretário-Geral da OMI, Kitack Lim.

“A IMO tem um forte compromisso em ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e continua apoiando a participação de mulheres tanto em postos em terra quanto em mar, de acordo com as metas delineadas no ODS 5: ‘Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todos mulheres e meninas ”, disse Lim.

“Este tema dará à IMO a oportunidade de trabalhar com várias partes interessadas marítimas para alcançar os ODS, particularmente o ODS 5, para promover um ambiente no qual as mulheres sejam identificadas e selecionadas para oportunidades de desenvolvimento de carreira em administrações marítimas, portos e institutos de treinamento marítimo e encorajar mais conversas para a igualdade de gênero no espaço marítimo ”, disse Lim.

Embora a navegação tenha sido historicamente uma indústria dominada pelos homens, a IMO tem feito um esforço conjunto para ajudar a indústria a avançar e ajudar as mulheres a obter uma representação que esteja de acordo com as expectativas do século XXI. Este trabalho foi focado no programa de capacitação de gênero e capacitação da IMO, que agora está em seu trigésimo ano.

Em 1988, poucos institutos de treinamento marítimo abriram suas portas para estudantes do sexo feminino. A IMO estava na vanguarda das agências especializadas das Nações Unidas que forjaram um programa global conhecido como Integração das Mulheres no Setor Marítimo. Realizado em várias fases, estabeleceu um quadro institucional para incorporar uma dimensão de género nas políticas e procedimentos da OMI, com resoluções aprovadas para garantir o acesso à formação marítima e oportunidades de emprego para as mulheres no setor marítimo.

“Hoje, o recém-renomeado IMO, o programa Women in Maritime, está se fortalecendo. Capacitar as mulheres alimenta economias prósperas em todo o mundo, estimula o crescimento e o desenvolvimento, e beneficia todos nós que trabalhamos na comunidade marítima global à medida que nos empenhamos em garantir transporte seguro, limpo, sustentável e sustentável ”, disse Lim.

Mulheres formadas nos institutos globais de formação da IMO, a Universidade Marítima Mundial (WMU) e o Instituto Internacional de Direito Marítimo (IMLI) trabalham hoje como administradores marítimos e tomadores de decisão. Eles têm um impacto positivo como modelos para incentivar novos recrutas do sexo feminino. A OMI também apóia o empoderamento das mulheres por meio de bolsas específicas para o gênero; facilitando o acesso à formação técnica de alto nível para as mulheres do setor marítimo nos países em desenvolvimento.

A OMI apoiou a criação de sete associações regionais para mulheres no setor marítimo em toda a África, Ásia, Caribe, América Latina, Oriente Médio e Ilhas do Pacífico. O acesso a essas redes regionais proporcionou aos membros uma plataforma para discutir questões de gênero; um fio de ouro da comunicação marítima mundial e melhor implementação dos instrumentos da IMO.

A escolha do tema “Empoderamento das mulheres na comunidade marítima” assegurará um foco renovado nas mulheres da IMO no programa marítimo e na consecução das metas do ODS 5, ao longo de 2019.
__________

 

OMI – a Organização Marítima Internacional – é a agência especializada das Nações Unidas responsável pela segurança e proteção dos navios e pela prevenção da poluição marinha por navios.

Web site: www.imo.org