Custos bilionários com navios gigantes

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MV Mærsk McKinney-Møller – O primeiro dos gigantes da Maersk Line a operar capacidade para 18.000 TEUS – foto: Vladimir -gCaptain

Os maiores portos europeus atualmente vivem um dilema: “Expandir operações”, ampliar terminais a fim de receber os navios gigantes que vem surgindo, ou “estagnar como estão”. Porem para expandir é preciso investimento, mas a economia mundial não vai nada bem, por isso alguns destes portos que já recebem estes navios, estão com suas margens de lucros por um fio.

 

 

O gigante “MSC Home Terminal”, no porto de Antuérpia na Bélgica é um exemplo de investimento pesado

Enquanto isso companhias de navegação como o grupo A.P. Moeller-Maersk A/S (MAERSKB), buscam economia de escala usando cada vez mais navios gigantes, esta ação tem forçado terminais como o de Rotterdam, e Felixstowe (Inglaterra), a investir bilhões de dólares em portos mais profundos, guindastes mais modernos e maiores, berços de atracação maiores, e áreas para estocagem idem enormes, se não o fizerem correm o risco de ficarem de fora te do fluxo de cargas entre a Ásia e Europa no comércio mundial.

 

Portos que antes da crise de 2009 (a crise só atingiu o setor em 2009), tinham um bom retorno financeiro por causa do bom fluxo de cargas, hoje estão passando por dificuldades pois continuaram a investir em renovação de equipamentos, e expansão, acreditando que nos próximos 24 meses haveria algum crescimento no movimento de navios, mas o que ocorreu foi um fraco crescimento.