Controle de Qualidade – Mais que uma necessidade, um valor

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Com a evolução industrial, o controle de qualidade e todos os fatores que influenciavam nos indicadores foram sendo acompanhados a fim de melhorar os resultados obtidos pelas empresas. Assim, a manutenção passou a ser vista como um ativo com o objetivo de garantir alta disponibilidade dos equipamentos e um trabalho cada vez mais assertivo.

Entretanto, a tecnologia passou a ser implantada de forma a garantir uma maior produtividade dos setores e das pessoas. Houve também a implantação de novos modelos de gestão para melhorar os resultados. E, junto a isso, o controle da qualidade passou a ter cada vez mais mais valor nas companhias.

A globalização, responsável pelo compartilhamento de tecnologias e conhecimento, foi também a causadora do grande aumento da concorrência.

Inegavelmente, empresas que anteriormente atuavam em setores similares mas em regiões distintas, passaram a buscar os mesmos negócios e dividir clientes. Isso fez com que o nível de exigência fosse elevado e o controle da qualidade se tornasse  primordial nos objetivos das empresas.

O que é Controle de Qualidade?

O Controle da qualidade são procedimentos que possam garantir que determinado produto ou serviço atinja aos critérios de qualidade. Entretanto, estes critérios são definidos por classes reguladoras, clientes ou por especificações que devem ser seguidas. Portanto, estes procedimentos tem como intuito padronizar a execução dos serviços. Bem como identificar possíveis falhas em processos e a forma com que estas devam ser solucionadas através de ações direcionadas.

Além de procedimentos para montagem, manutenção e operação, todas as atividades que interferem no produto devem seguir a padronização esperada. Posteriormente, para garantir a qualidade ofertada ao cliente. 

A qualidade em obras de montagem

Se tratando de obras de montagem eletromecânica, por exemplo, o processo de qualidade se inicia no recebimento de todos os itens. E, se encerra com a entrega ao cliente do Data book contendo toda documentação referente à montagem (procedimentos, certificados, relatórios, etc.).

Vamos abordar a montagem de um silo para que possamos entender a abordagem do Controle da Qualidade.

As quatro fases quanto à montagem mecânica são: recebimento de itens, inspeção dimensional de montagem, inspeção de solda e de pintura. Tendo em vista que,  dependendo da atividade a ser realizada, deverão ser seguidas normas e procedimentos mandatórios para o controle da qualidade.

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