Conportos cassa certificado de segurança dos terminais da Rodrimar no Porto de Santos

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No dia 12 de agosto de 2016, uma vistoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) encontrou falhas nos sistemas de segurança da Rodrimar.

A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) cassou a Declaração de Cumprimento da Rodrimar nos terminais de Saboó e Macuco, localizados na margem direita do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Sem esse documento, que é um certificado de segurança internacional, a Rodrimar deve sair da lista de terminais indicados pela ONU para receber navios estrangeiros.

No dia 12 de agosto de 2016, uma vistoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) encontrou falhas nos sistemas de segurança da Rodrimar. A comissão deu 90 dias para a empresa resolver os problemas. A Rodrimar teve mais prazo do que isso e não apresentou soluções. Em 27 abril de 2017, sete meses depois da primeira vistoria, houve mais uma fiscalização da Cesportos e, de novo, a comissão encontrou problemas.

Como a empresa não apresentou justificativas, no dia 26 de outubro de 2017, a Cesportos decidiu pedir a cassação do certificado de segurança internacional, a chamada Declaração de Cumprimento. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) também abriu um processo para multar a empresa.

No dia 5 de dezembro, o pedido de cassação foi enviado para a Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), que fica em Brasília. No dia 23 de dezembro, o delegado da Polícia Federal Júlio Baida, que era o coordenador da Comissão de Segurança e assinou o pedido de cassação, foi afastado do cargo pelo então diretor-geral da PF, Fernando Segóvia. O Ministério Público Federal investiga as razões do afastamento do delegado.

Nesta segunda-feira (2), foi publicada a decisão da Conportos sobre o assunto, no Diário Oficial da União. Após análise dos documentos da empresa e de relatórios de inspeção, os integrantes decidiram, durante uma reunião no dia 28 de março e de forma unânime, que não cabe mais a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e que a Declaração de Cumprimento ativa dos terminais do Saboó e do Macuco devem ser cassados.

A decisão pela cassação será enviada para a IMO (International Maritime Organization), a agência especializada da ONU sobre questões técnicas que interessam à navegação comercial internacional. Sem o certificado de segurança, a Rodrimar sairá da lista de terminais indicados pela ONU para receber navios estrangeiros.