Comando do 5º Distrito Naval comemora 74º Aniversário

0
100
IMPRIMIR
                          Cerimônia comemorativa será realizada no dia 11 de agosto / Divulgação

A Marinha do Brasil comemora, no dia 8 de agosto, os 74 anos de criação do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN). Em virtude da pandemia de Coronavírus, a cerimônia comemorativa ao aniversário será realizada de forma restrita, no dia 11 de agosto, na sede do Comando, em Rio Grande.

O Com5ºDN foi fundado em 1946, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.  Posteriormente, o Comando foi transferido para a capital do Estado, Florianópolis. Em 1983, a sede foi alterada para a cidade do Rio Grande, no Rio Grande.

do Sul, e, em agosto de 1984, passou a funcionar na atual instalação. Atualmente, o Comando integra 22 Organizações Militares subordinadas com uma força de trabalho de 2.993 homens e mulheres, entre marinheiros, fuzileiros e servidores civis.

A missão deste Comando de Força é executar operações navais nas áreas marítimas e fluviais sob seu comando, e também operações terrestres de caráter naval em sua área de jurisdição, que compreende aos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O Com5ºDN cumpre a responsabilidade da MB na Região Sul do Brasil abrangendo uma área terrestre de 377 mil km2, que faz fronteira com dois países; uma área marítima de Socorro e Salvamento de 790 mil km2 um extenso litoral de 1.153 km2, além de milhares de milhas de rios navegáveis e lagoas, que abarcam importantes portos do cenário nacional e do Mercado Comum do Sul, o MERCOSUL.

Fonte:Assessoria