Comandante Hermann em seus 44 anos destinados ao mar diz: o “prático” é o maestro dos navios

0
142
IMPRIMIR
Os práticos podem fazer a opção de trabalho no porto de Santos ou de São Sebastião, mas também podem trabalhar nas duas. A maioria trabalha nas duas bases”, esclarece.

O Comandante Hermann Martins trabalhou durante 44 anos como Aposentado há quatro anos, ele deu uma pausa em sua rotina mais tranquila e contou como é o trabalho desse profissional que poucos conhecem!

“Quando eu era comandante da Marinha de Guerra resolvi pedir demissão para fazer o concurso para ocupar o posto de prático. Esse profissional é o responsável por conduzir, com a ajuda de uma equipe, a manobra do navio na chegada e saída do porto. É como se ele fosse o maestro que dá as coordenadas das manobras que os outros profissionais envolvidos devem cumprir para que a navegação, emprego de rebocadores, atracação e amarração do navio ao cais ocorra sem nenhum incidente ou acidente graves”, explica Hermann.

Ele conta que muito antigamente esse posto passava de geração a geração. “Atualmente um prático assume o cargo somente através de concurso público. Não precisa ser da marinha de guerra e nem mercante. Apenas tem que ter qualquer curso de ensino superior. O idioma usado no trabalho é o inglês”, revela o comandante.

Leia a íntegra:

https://www.tamoiosnews.com.br/noticias/comandante-hermann-em-seus-44-anos-destinados-ao-mar-diz-o-pratico-e-o-maestro-dos-navios/