Com5oDN realizou diversas ações no RS e em SC pelo Dia de Limpeza da Operação Verão

0
57
IMPRIMIR
No RS, a área de abrangência compreendeu as cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Uruguaiana e Tramandaí.

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), realizou, no dia 13 de fevereiro, por meio de suas Organizações Militares (OM) nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, atividadesdelimpezapelo Dia de Combate ao Lixo no Mar. A iniciativa da Marinha do Brasil teve o objetivo de incentivar a mentalidade marítima na sociedade através do slogan “Mar Limpo é Vida”. No total, foram contabilizados 2.453kg de resíduos coletados através da atuação de mais de 120militares.

A ação, realizada em terra e no mar, visou à promoção da conscientização de proteção ambiental e à segurança da navegação, além de divulgar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e ao fomento de outras ações de combate à poluição marinha. O evento marcou o encerramento da “Operação Verão –Todos por uma Navegação Segura”, que iniciou em 15 de dezembro de 2020 e será encerrada em 15 de fevereiro.

A atuação dos militares na retirada de resíduos de ambientes aquáticos (praias, lagos, rios e respectivas orlas) seguiu todas as medidas de prevenção ao Coronavírus. Nas ações, que foram realizadas pelas OM da jurisdição do Com5ºDN, houve a parceria com prefeituras, órgãos ambientais e comunidades marítimas locais. No RS, a área de abrangência compreendeu as cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Uruguaiana e Tramandaí.

Fonte: Assessoria