Com apoio do Conapra, Museu Marítimo do Brasil vai difundir a mentalidade marítima

0
718
IMPRIMIR

O Conselho Nacional de Praticagem foi homenageado pelo apoio, em 2018, ao projeto do Museu Marítimo do Brasil (MuMa), com construção prevista no píer do Espaço Cultural da Marinha, no Boulevard Olímpico, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Além do Conapra como patrocinador direto, o projeto contou com a contribuição de empresas, por meio de leis de incentivo fiscal. Os colaboradores integram o Programa Patronos da Cultura Naval e foram reconhecidos na sessão de abertura das atividades culturais da Marinha em 2019, no Museu Naval, no Rio.

Será o primeiro espaço público do tipo no Brasil e o terceiro na América Latina, segundo a museóloga Julia Mesquita, do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, parceiro da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). O museu vai abordar temas como história, ciência, tecnologia, arte e cultura marítima. O projeto está na fase de estudos preliminares de arquitetura.

– O MuMa afirma desde a sua concepção a vocação marítima do Brasil, corroborando a inclinação do Centro do Rio de Janeiro em oferecer espaços de cultura e entretenimento – disse o diretor da DPHDM, Almirante Mathias, que agradeceu aos apoiadores.