Cheiro de carro novo pode causar prejuízos à saúde

0
591
IMPRIMIR
A recomendação é que o proprietário do veículo novo abra os vidros e deixe ventilar, inclusive quando o ar condicionado for acionado, para que os vapores saiam do interior do carro. - iro-de-carro-novo-pode-causar-prejuizos-a-saude#sthash.PxKbSkh7.dpuf

De cheirinho de carro novo, muita gente gosta. Mas os médicos alertam que ele pode ser prejudicial à saúde. Conforme a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), os veículos novos contêm vapores e gases que resultam de produtos nocivos utilizados na fabricação, como tolueno, acetona, estireno, xileno, benzeno entre outros, substâncias irritantes da via respiratória, da pele, da mucosa, do olho, e que podem ter repercussão à distância, algumas até potencialmente cancerígenas.

“É uma composição química de risco para a saúde da gente. As substâncias são liberadas com os vapores, que são essencialmente derivados de petróleo. Toda a cobertura de onde tem os equipamentos de direção, as canaletas do ar condicionado, tudo isso é manipulado na montadora com equipamentos de proteção, para o funcionário não tenha uma doença ocupacional. Mas isso não é avisado para o indivíduo que adquire o veículo”, diz o médico Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet.

 

Veja quais são as substâncias que contribuem para o cheiro de carro novo e seus efeitos sobre o organismo:

– Benzeno: carcinogênico, atua sobre o sistema nervoso central, altera a produção de glóbulos brancos, altera a imunidade e hormônios e é teratogênico.

– Acetona: irrita as mucosas e produz efeitos sobre o sistema nervoso central, além de broncoespasmos. Reduz ainda a frequência cardíaca e a temperatura corporal.
– Tolueno, xileno e estireno: alteram o sistema nervoso central, ototóxico, teratogênico (altera o desenvolvimento fetal) deprime sistema nervoso central e periférico, altera a coordenação motora e memória, reduz concentração.

– See more at: http://www.cnt.org.br/Imprensa/noticia/cheiro-de-carro-novo-pode-causar-prejuizos-a-saude#sthash.PxKbSkh7.dpuf