Cesportos/SC realiza visita técnica a portos europeus

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Em 2011 Leixões movimentou 16,4 milhões de toneladas e 514 mil TEUs

 

Por Aline Araújo, da Porto Sul Editora / Especial

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CESPORTOS/SC realizou a visita técnica ao Porto de Leixões. A representatividade desse porto no comércio internacional português é grande, em torno de 25%. “Ele é um dos portos mais competitivos e polivalentes do país”, disse Reinaldo Duarte, Coordenador da CESPORTOS/SC.

 

De acordo com Helena Gomes Fernandes, Chefe da Divisão Comercial, Marketing e Cooperação do Porto de Leixões, passam pelo porto cerca de três mil navios por ano e todo o tipo de cargas. Porém, o destaque é para petrolífera e seus derivados. “Esse tipo de carga corresponde a 45% da carga movimentada” completa Helena. Granitos em cubo, madeira, sucata, ferro e aço também ganham espaço na movimentação.

 

“A movimentação de mercadorias em Leixões é feita de forma ágil pelas empresas concessionárias que possuem os mais modernos equipamentos. Dessa forma, a carga que chega e quase que imediatamente retirada dos navios. A autoridade portuária assegura os serviços de pilotagem (praticagem), reboque e amarração, o que facilita o serviço”, revela Helena

 

Em 2011 Leixões movimentou 16,4 milhões de toneladas e 514 mil TEUs. “Nós movimentamos 30 contêineres por hora e isso se deve aos equipamentos que são eficientes e a organização dentro do porto. Estamos sempre buscando os melhores resultados através de indicadores. Cada caminhão, por exemplo, tem um tempo de estadia de 56 minutos dentro do porto e a parte burocrática está mais agilizada, sem qualquer uso de papel”, conclui Helena. 

 

A comitiva catarinense, também visitou o centro de controle de segurança do porto, onde as câmeras e todos os sistemas de vigilância são monitorados. ” Além do sistema de CFTV que temos no Brasil, Leixões conta com um programa de reconhecimento dos navios atracados fornecendo aos controladores todos os dados do navio, como por exemplo, suas dimensões, origem, destino, carga transportadas, entre outros”, disse Reinaldo Duarte, Coordenador da CESPORTOS/SC. 

 

Leixões, construído no fim do século XIX, é o maior porto artificial de Portugal, passando por melhorias que hoje o qualificam como maior em termos de infraestrutura portuária da Região Norte de Portugal e uma das mais importantes do País.

 

A comitiva da CESPORTOS/SC conta com representantes dos terminais Portonave, Poly Terminais,Teporti,Tesc,Terminal Porto Itapoá e dos portos de Itajaí e São Francisco do Sul. Os próximos portos a serem visitados são o de Valência na Espanha e Le Havre na França.