Cartunistas recriam a personagem mais famosa de Mauricio de Sousa em novo livro

0
683
IMPRIMIR

Revista Imprensa

 

Em meio à intensa busca de muitos pela juventude eterna, uma garota dentuça e gordinha guarda a sete chaves o segredo para esbanjar vigor aos 50 anos. Mônica, a personagem mais famosa do cartunista Mauricio de Sousa, acaba de completar meio século de vida. E, para celebrar o momento, ganhou um livro em que 150 dos mais renomados artistas gráficos do mundo a recriam.
“M?nica(s)”, publicado pela editora Panini, traz autores do Brasil, Estados Unidos, Itália, Portugal e Argentina, mesclando nomes já consagrados, como Fernando Gonsales, Guido Crepax e Milo Manara, a outros que começam a trilhar suas carreiras. como Vivian Mota. A paulistana ficou conhecida com a série “Sampa versus Buenos”, em que contrapõe símbolos da cultura paulista e portenha, como a personagem Mafalda, do cartunista Quino, e a própria Mônica.
“Assim como muita gente, aprendi a ler e a desenhar com os quadrinhos do Mauricio de Sousa. Ainda guardo as revistinhas número 1 e 2 da ‘Turma da Mônica’ em casa”, confessa a desenhista, que hoje conta com seu próprio estúdio, o Rabiscorama. “Procurei respeitar os traços mais marcantes da Mônica. A releitura reflete a lembrança que guardo da minha infância.”
Ao contrário de Vivian, o cartunista Ricardo Manh?es conheceu a “Turma da Mônica” já crescido, depois que retornou ao Brasil. Aos 8 anos teve que se mudar para o sul da França com os pais, onde teve contato com grandes cartunistas franco-belgas, como Hergé, autor das “Aventuras de Tintin”, e Albert Uderzo e René Goscinny, criadores de Asterix e Obelix.