Brasfels demite funcionários e pode fechar, diz sindicato

0
1873
IMPRIMIR

Estaleiro em Angra dos Reis está sem receber há meses da Sete Brasil, que tem três sondas em construção no local
Estaleiro em Angra dos Reis está sem receber há meses da Sete Brasil, que tem três sondas em construção no local

O Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), demitirá 500 funcionários nesta quinta-feira (26/11), segundo a União Geral dos Trabalhadores (UGT). Os cortes são consequência da falta de pagamentos  para construção de três sondas da Sete Brasil no local.

Outras 1.500 demissões estão previstas para a próxima semana, caso o repasse da verba não aconteça. De acordo com a UGT, se mantida a situação, até o fim do ano o estaleiro será fechado, totalizando mais de 8 mil funcionários demitidos.

Procurada, a Sete Brasil informou que depende da aprovação do plano de reestruturação, atualmente em elaboração, para regularizar o cronograma de pagamentos.

A primeira das sondas em construção tem 90% dos trabalhos concluídos; a segunda, mais de 60%, e a terceira, mais de 30%. O cronograma de entrega das unidades está em revisão, devido ao processo de reestruturação da armadora brasileira.

Além das sondas, o estaleiro é responsável pela fabricação e integração de módulos dos FPSOs P-66 e P-69, que irão operar no pré-sal da Bacia de Santos para a Petrobras. O casco da P-66 já está no estaleiro e o da P-69 tem previsão de chegada ao local no 2T16.

A reportagem entrou em contato com o Brasfels, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno do estaleiro para comentar o assunto.