Bootcamp da Yara na FURG integra conhecimento entre empresa e universidade

0
1029
IMPRIMIR

Até o dia 13 de outubro, a empresa Yara, líder mundial em nutrição de plantas, realiza o Bootcamp, treinamento prático em linha de produção em que os participantes poderão aplicar de forma lúdica conhecimentos sobre processos produtivos industriais. O game acontece nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na sede do Oceantec, Parque Científico e Tecnológico da FURG. O objetivo é integrar conhecimentos da área industrial às vivências acadêmicas.

No treinamento, duas equipes irão competir em linhas de produção para fabricação de sucos. Em cada round, os participantes deverão aplicar conhecimentos teóricos, aprimorar processos e ver na prática como aumentar a produtividade durante o processo de fabricação. Os conhecimentos extraídos serão cultivados no dia a dia da produção de fertilizantes da empresa em Rio Grande e as etapas serão orientadas por consultores da McKinsey e colaboradores da Yara International e Yara Brasil.

Para integrar os conhecimentos promovidos pela Yara Brasil com a vida acadêmica, a empresa fará uma rodada exclusiva para alunos da universidade e alguns docentes e técnicos administrativos poderão ainda acompanhar o treinamento dos colaboradores da empresa. “É parte da nossa cultura empresarial desenvolver conhecimento e promover a colaboração. Acreditamos que, ao compartilhar nossos saberes e experiências, criamos oportunidades de crescimento para ambos os lados”, diz Leonardo Silva, vice-presidente de Produção da Yara Brasil e diretor do complexo industrial de Rio Grande.

Parque Tecnológico FURG

O Oceantec é o Parque Científico e Tecnológico da FURG, que será oficialmente lançado em novembro com uma extensa programação. Segundo o vice-reitor da universidade, professor Danilo Giroldo, a pré-inauguração dos espaços com o treinamento desenvolvido pela Yara Brasil vai diretamente ao encontro da proposta do parque. “O Oceantec foi concebido como locus promotor da inovação a partir da interação entre universidade, empresas e outras organizações da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento territorial. Projetos de desenvolvimento tecnológico, inovações sociais e atividades de formação nos mais diversos níveis serão o dia a dia do Parque, de modo que estamos muito felizes em fazer este pré-lançamento em parceria com a Yara Brasil que materializa muito desta proposta”, considera.

Desenvolvimento de Pessoas

Com os já anunciados investimentos de R$1,3 bilhões na ampliação e modernização da unidade da Yara em Rio Grande, a empresa terá o maior e mais tecnológico parque de produção de fertilizantes da América Latina. E, para trabalhar com toda a automatização e outros desafios que estão por vir, a empresa tem apostado em um robusto programa de desenvolvimento de pessoas na unidade.

Entre as iniciativas promovidas pela companhia estão as turmas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de, em dois anos, elevar o grau de escolaridade dos colaboradores ao ensino médio completo. Existem, ainda, outros programas de desenvolvimento de carreira, como o Programa de Capacitação da área de Manutenção e o Programa Qualificar, destinado a operadores. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as máquinas e a operação, além de proporcionar uma visão mais técnica sobre os processos. “Nossos colaboradores estão motivados com a proposta de desenvolvimento profissional que estão recebendo. No mês passado, 141 colaboradores formaram as primeiras turmas a concluir cursos técnicos dessa onda de desenvolvimento. Metrologia dimensional básica, eletricidade básica industrial, iniciação à mecânica industrial e iniciação eletrotécnica foram os cursos ministrados pelo Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] para nosso pessoal. E essas são só as primeiras turmas”, conta o vice-presidente.