Base brasileira na Antártida está mais perto com nova conexão de internet

0
118
IMPRIMIR
A inauguração dos novos sistemas 4G, wi-fi e de sinal de TV sugerem que a entrega da obra da Estação Antártica Comandante Ferraz acontecerá em breve

Foi inaugurada a nova conexão de internet da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base brasileira no continente austral, nesta segunda. Trata-se de uma atualização da infraestrutura dos sistemas de telecomunicações no local por meio de uma renovação do acordo entre a Marinha e a Oi, iniciado em 2006 e prorrogado em 2018 por mais cinco anos.

Essa é uma boa notícia não apenas para os pesquisadores que trabalharão na nova estrutura da EACF, mas também um sinal de que sua reinauguração pode estar muito próxima. Destruída por um incêndio em 2012, a base foi reconstruída do zero após a escolha de um projeto por meio de concurso. (Leia mais na matéria abaixo) A conclusão da obra estava prevista para março ou abril de 2019.

A inauguração dos novos sistemas 4G, wi-fi e de sinal de TV sugerem que a entrega da obra da Estação Antártica Comandante Ferraz acontecerá em breve

A modernização vai permitir uma capacidade de transmissão de dados 20 vezes maior do que antes na Estação Antártica por meio de cobertura móvel 4G e conexão Wi-Fi, além de sistema de recepção de sinal de TV.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) esclareceu que servirá aos cientistas e pesquisadores para fins pessoais – o que reduzirá a sensação de isolamento -, mas também para a transmissão de imagens de pesquisas e informações, incluindo observações atmosféricas que podem reduzir as consequências de eventos meteorológicos severos no Brasil.

Para celebrar o fato, foi realizada uma cerimônia na segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto, durante a qual o presidente da República, Jair Bolsonaro, se conectou à estação na Antártica por meio de videoconferência.