Autoridades ambientais investigam vazamento de petróleo no Litoral Norte

0
744
IMPRIMIR
19143479
Segundo a delegada Marina Goltz que sobrevoou a região hoje pela manhã, a mancha já atinge 10 km de extensão / Foto: Delegada Marina Goltz / Polícia Civil

Autoridades ambientais estão investigando um vazamento de petróleo no mar no Litoral Norte do Estado. O caso ocorreu na noite de quarta-feira e a extensão do vazamento só será conhecida após averiguação, que deve ser realizada na manhã desta quinta-feira. As informações são da Rádio Gaúcha.

O trabalho poderá ser realizado com auxílio de aeronaves. Segundo a Transpetro, devido ao vento forte, houve um problema nas monoboias e um mangote desconectou de um navio, o que provocou o vazamento.

Os Bombeiros e Comando Ambiental da Brigada Militar foram comunicados pela própria gerência da Petrobras. O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, utilizou as redes sociais para afirmar que trata-se de um vazamento de “grandes proporções” e que o vento estava levando o petróleo para alto mar. Órgãos competentes ainda não se pronunciaram.

De acordo com o prefeito,um dos mangotes de conexão do terminal da Petrobras teria arrebentando, causando a liberação da substância.

“Alerta. Muito embora eu já tivesse denunciado aos órgãos ambientais o risco existente em razão da diminuição das equipes de conexão e amarração de mangotes por conta da decisão burra e esdrúxula da Petrobras, acabou de arrebentar os mangotes de conexão, com vazamento de grandes proporções”, escreveu no Facebook.

Mais tarde, em nova postagem, Emerim afirmou que conversou com a equipe responsável pelo terminal da Petrobras e confirmou o vazamento. O prefeito disse que já mobilizou pessoas para ficarem de prontidão e a informação preliminar é de que o vento está levando petróleo para alto mar.

Os Bombeiros e o Comando Ambiental da Brigada Militar foram comunicados pela gerência da Petrobras sobre o problema. Segundo a Transpetro, devido aos ventos fortes, houve um problema nas monobóias e um mangote desconectou de um navio, o que provocou o vazamento.