Automação para ser competitivo

0
614
IMPRIMIR
Com encomendas já para 2014, OSX aposta em intercâmbio com coreanos para produzir em série em seu estaleiro

Conseguir a capacidade de produção dos maiores estaleiros do mundo. Esse foi um dos objetivos da OSX ao se associar à Hyundai Heavy Industries no projeto de sua unidade de construção naval no complexo portuário do Açu, em São João da Barra (RJ).

O gerente executivo da unidade de construção naval da OSX, Ivo Dworschak Filho, afirma que a aposta da OSX é o intercâmbio de tecnologia e expertise que a empresa brasileira está fazendo com engenheiros do estaleiro coreano, que produz mais de 60 embarcações por ano. ” Estamos brigando num mercado em que ainda não temos o know how da tecnologia. Isso nos dará massa para começar a construir e produzir em série. Os navios têm a vantagem de produção seriada. Apostamos que nossa automação será tão rápida que poderemos fazer 11 cascos completamente iguais”, observa Dworschak.

Ele considera que a maior vantagem da parceria com a Hyundai será otimizar o modelo brasileiro de construção naval. Destaca que o grande ‘segredo’ dos asiáticos é como eles conseguem produzir em grande quantidade. “A Hyundai entrega em média 60 navios ou plataformas ou plataformas flutuantes por ano com contratos de 18 a 23 meses. Eles não possuem tempo ocioso”, analisa Dworschak.

Para garantir as entregas, a OSX precisará de mão de obra especializada. Por isso, a empresa firmou convênio com o Senai e a Firjan em 2011 para a formação de 3,1 mil profissionais. Segundo a companhia, cerca de 20 mil pessoas de municípios de Campos, Macaé, São João da Barra e adjacências se inscreveram no programa de capacitação realizado no Instituto Tecnológico Naval. A aula inaugural, cuja turma tinha 880 pessoas, teve início em junho. A expectativa é de que essa primeira leva se forme em setembro de 2012.