As maiores frotas de navios mercantes do mundo

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Atualmente os maiores proprietários estão ainda na Europa. A Alemanha ainda figura como o país com maior número de navios mercantes oficialmente ligados à armadores alemães

Segundo  relatórios da UNCTAD e CIA*, o registro e propriedade da frota mercante  mundial esta polarizada entre, países que apenas recebem o registro de  navios (em geral bandeiras de conveniência), e os países que possuem as sedes das empresas de navegação. *Os dados da CIA são de 2008/10, foram usados apenas como referência, neles apontam a Grécia como primeiro colocado, seguido pelo Japão.

Em  primeiro lugar em registro de frota, tanto em tonelagem quanto em  quantidade, ainda é o Panamá,  e em seguida a Libéria, porem vale  lembrar que ambos são bandeiras de  conveniência, e seguramente grande  parte desta frota é apenas registrada  nestes paraísos fiscais, porem  seus proprietários mantém suas frotas em outros  países. Porem na realidade o que interessa é a propriedade real,  então  atualmente os maiores proprietários estão ainda na Europa. A  Alemanha  ainda figura como o país com maior número de navios mercantes   oficialmente ligados à armadores alemães, em seguida vem o Japão, China,  e a Grécia, que   ultrapassa à todos, inclusive Alemanha em tonelagem,  mas não em número, isso porque na  frota de empresas gregas, predominam  navios gigantes, como graneleiros e  tanques, enquanto que a frota de  empresas alemãs é predominantemente  composta por navios porta  contêineres, reefers, e carga geral. Claro que o fato de apenas ter empresas proprietárias em determinado  país não reflete realmente estes navios transportam cargas para este  país. É o caso da Alemanha, pois a maioria dos armadores alemães afreta seus  navios à “casco nú”, em muitos casos para empresas como a Maersk Line  (Dinamarca), MSC (Suíça/Italiana), ou CSAV (Chile). Países como os Estados Unidos, aparecem em lugar de destaque como sexto  colocado geral em tonelagem, isto tem uma explicação: Muitos armadores  gregos e de outros países como Chipre, Malta, tem suas sedes em Nova  Iorque, com isso estes navios mesmo registrados na Grécia, ou em  paraísos fiscais entram na estatística como de propriedade nos Estados Unidos, além da predominância dos armadores genuinamente americanos  registrarem seus navios no Panamá, Libéria e Bahamas.a.

Nos “outros tipos de navios”, entram na contagem: Rebocadores, supplys, dragas, e embarcações de menor porte, e até sem propulsão.

Em destaque: Grécia, Alemanha, Japão, Dinamarca e Itália.