Apresentadores dos telejornais da Globo saem do estúdio para a cobertura da Rio+20

0
1036
IMPRIMIR
Márcio Gomes, Ana Paula Araujo, Patrícia Poeta e Renata VasconcelosTV Globo/Estevam Avellar

Um time formado por apresentadores dos principais telejornais da Globo já  entrou em contagem regressiva para deixar suas respectivas bancadas nos próximos  dias. Escalados para a cobertura da Rio+20, Renata Vasconcelos, Ana Paula  Araújo, Sandra Annenberg, Márcio Gomes e Patrícia Poeta noticiarão a conferência  das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em estúdios instalados nas  proximidades do evento, que irá reunir líderes de todo o mundo a partir desta  quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Será direto do Riocentro, em um espaço montado ao lado Pavilhão 5 — onde  acontecerão as atividades mais importantes do encontro —, que Ana Paula  comandará o “RJTV 1 edição” (às 12h05m) e Márcio, a segunda edição do telejornal  (às 19h10m), nos dias 20, 21 e 22. De lá, Sandra Annenberg também fará a  ancoragem do “Jornal Hoje” (às 13h20m) nesta mesma data.

— É maravilhoso sair do estúdio para acompanhar uma notícia no lugar em que  ela acontece. E particularmente num assunto que toca a vida de todos nós — observa Márcio.

O jornalista realizou ainda uma reportagem sobre como viver e trabalhar de  forma ecológica e economicamente correta para a coluna “Você não sabia, mas já  existe”, do “Bom dia Brasil” (às 7h30m). No dia 20, o telejornal matinal será  apresentado por Renata diretamente de um estúdio fincado nas proximidades da  Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, que sediará eventos paralelos à  conferência principal. A intenção é levar ao telespectador o que será notícia  não apenas nas reuniões do Riocentro.

— Estarei ao lado da Miriam Leitão que conhece o assunto e já cobriu outras  conferências fora do Brasil. Vamos ficar atentas às contradições, aos impasses e  às decisões importantes para passar de forma clara o que está em jogo e o que  pode sair de relevante da reunião — adianta Renata.

A partir de amanhã, o “Bom dia Brasil” $ém passa a exibir uma série  apresentada por Miriam. Ela viajou pelo Brasil para gravar três reportagens  especiais sobre as conquistas já alcançadas e os desafios ainda a serem  cumpridos depois de vinte anos da Eco-92.

— Fui à Amazônia para mostrar casos de avanço no sentido do controle do  desmatamento, por exemplo. Cheguei a entrar numa sumaúma para gravar uma das  passagens das matérias — conta a jornalista, que ouviu de governantes a  ambientalistas e também usará parte inédita deste material no “Globo News Miriam  Leitão” desta quinta, às 21h30m.

No dia 22, data do encerramento da conferência, é a vez de Patrícia ir ao  estúdio montado no Riocentro. A jornalista apresentará no “Jornal Nacional” (às  20h30m) um resumo sobre os debates realizados pelos chefes de Estado durante o  evento.

— Essas ancoragens fora do estúdio buscam trazer o assunto para mais perto do  $úblico. Depois de passar o dia ouvindo as discussões e falando com os  protagonistas do evento, terei mais condições de ajudar as pessoas a entender a  importância do que está sendo discutido. O próprio ambiente do encontro,  revelado numa ancoragem, é uma informação a mais — acredita Patrícia.

O “JN” também começa a tratar da Rio+20 com uma série de seis reportagens  realizadas por Cristina Serra e André Trigueiro a partir de amanhã. Na pauta da  dupla, que percorreu as cinco regiões do país, assuntos como o desenvolvimento  sustentável e a erradicação da pobreza. As matérias contarão também com a  participação dos correspondentes internacionais da emissora, que irão apresentar  exemplos do que tem sido feito em outros países. O repórter Marcos Losekann irá  até Totnes, na Inglaterra, cidade que se intitula a capital da transição por  estar a caminho de um modo de vida sustentável.

— Eu cobri a Eco-92 para uma rádio e é emocionante testemunhar a retomada de  um debate em escala mundial como esse — destaca Trigueiro, que também irá falar  do assunto no quadro “Sustentável”, do “Jornal da Globo” (0h15m), e no “Cidades  e soluções”, no ar nesta quarta, às 23h30m, na GloboNews.

A GloboNews também terá um estúdio dentro do Riocentro e começa a transmitir  suas ancoragens no local amanhã. Os jornalistas Leila Sterenberg e Eduardo  Grillo estarão por lá até o final do evento para apresentar, respectivamente, o  “Jornal da Globo News”, às 10h e às 16h. O canal também contará com um espaço no  Aterro do Flamengo onde repórteres farão entradas ao vivo com as últimas  notícias sobre o encontro.

Como será a cobertura de outros canais:

A Record inicia a cobertura oficial do evento amanhã com 300 profissionais  envolvidos na transmissão dos principais dias da conferência. A emissora planeja  entradas ao vivo, em seus principais telejornais, direto do Riocentro — onde  terá um estúdio — e de outros pontos da cidade. Também estão programadas  reportagens especiais sobre os debates e as iniciativas que podem ter impacto  positivo no meio ambiente. Nos dias 20 e 22, o “Jornal da Record” (às 20h45m)  será ancorado do Riocentro. O “Jornal Record News”, apresentado por Heródoto  Barbeiro, às 21h, na Record News, também será transmitido do local nesta mesma  data.

Na TV Brasil, o “Jornal do Rio” (às 12h) entrará em rede durante a Rio+20. O  canal desenvolveu ainda uma grade especial, no ar de 18 a 23, com entrevistas,  documentários e flashes do evento ao longo da programação. A conferência pautará  ainda as edições do “Repórter Brasil”, exibido às 8h e às 21h.

Já o Canal Futura terá um estúdio no Forte de Copacabana, no evento  Humanidade 2012, paralelo à Rio+20, de onde transmitirá ao vivo o programa  “Conexão Futura”, (de segunda a sexta, às 14h30m). O espaço sediará entrevistas  com participantes da conferência. A emissora terá equipes de jornalismo no  Riocentro e na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, e também programou a  exibição de documentários sobre os problemas relacionados à responsabilidade  socioambiental entre os dias 11 e 24.

— O Futura não é um canal de hard news e o espaço montado em Copacabana será  nossa principal aposta. As questões em debate por lá têm muito a ver com a gente — diz João Alegria, gerente de Jornalismo e Engenharia do canal.

Leia mais sobre esse assunto em  http://oglobo.globo.com/revista-da-tv/apresentadores-dos-telejornais-da-globo-saem-do-estudio-para-cobertura-da-rio20-5152431#ixzz1xRMaTIs3 © 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.