Após 54 dias, navio Xin Guang Hua conclui sua missão

0
298
IMPRIMIR
Xin Guang Hua tem 255 metros de comprimento e um convés do tamanho de dois campos de futebol

Em uma operação inédita, o maior navio submersível doca do mundo, o Xin Guang Hua, concluiu sua viagem de 54 dias entre os portos de São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, e Zhoushan, na China. A embarcação transportou outro cargueiro, o Chipol Taihu, que teve problemas nos sistemas de propulsão e de geração de energia e ficou a deriva até ser rebocado. A manobra envolveu a Praticagem de São Paulo, especialistas da Marinha do Brasil e as empresas Cosco Shipping e AWS Service.  

As duas embarcações são da mesma operadora, a Cosco China, que montou esse esquema delicado para garantir que o navio e sua valiosa carga, de cerca de 40 mil toneladas de toras de madeira, fossem levados com segurança até o país asiático. 

Xin Guang Hua, de Hong Kong, tem 255 metros de comprimento e um convés do tamanho de dois campos de futebol. Ele submergiu parcialmente até a profundidade de 27 metros, para receber em seu convés-plataforma o navio Chipol Taihu, de 188 metros de comprimento, carregado com toras de madeira.