A vida e a obra de Tamandaré nos palcos do teatro

0
993
IMPRIMIR
O ator Hiago Machado vai interpretar o patrono da Marinha brasileira

Com duas apresentações nos dias 13 e 14 de dezembro a Companhia Teatral Sobrinhos de Shakespeare apresentará para a comunidade a história de Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o Almirante Tamandaré, que foi protagonista dos mais importantes acontecimentos de quase um século de História do Brasil. As apresentações fazem parte de uma parceria entre a Marinha do Brasil a e a Companhia de Teatro que teve início em março desse ano com o projeto “Vozes do Riachuelo”, onde os filhos dos militares da Marinha interpretaram os personagens. “A proposta das apresentações não é só narrar a vida do Almirante Tamandaré e sim também revelar a sua importância em vários cenários da história do país  como a Guerra da Independência do Brasil, a Guerra do Prata, a Guerra do Paraguai, entre outros fatos”, destacou o ator e diretor da Companhia Teatral Sobrinhos de Shakespeare Vinicius Diniz. Nos palcos estarão 12 atores. Hiago Machado é o que vai representar o Tamandaré.

O Almirante Tamandaré

O almirante Joaquim Marques Lisboa nasceu na Vila do Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 13/12/1807, e transformou-se em patrono da Marinha ao participar de batalhas que passaram para a história nacional, como as lutas pela independência do Brasil na Bahia e a repressão a revoltas como a Confederação do Equador, a Cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, a Balaiada e a Praieira.

No plano externo, participou da Guerra contra Oribe e Rosas ” que integra as Questões Platinas. Com a eclosão da Guerra do Paraguai, comandou as forças navais em operação na bacia do rio da Prata em apoio às batalhas do Passo da Pátria, de Curuzu e de Curupaiti. Em 1888 recebeu o título de Marquês de Tamandaré. Faleceu em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil.

A VIDA E A OBRA DE TAMANDARÉ:

Locais: 13/12- Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Eng. Alfredo Huck, 475

14/12- Auditório do CCMar – Centro de Convívio dos Meninos do Mar, Visc. de Paranaguá, 24. Ambas as apresentações serão às 20 h

Convites: Comando do 5º Distrito Naval, telefone 3233 6118

Cenário: André Gomes

Figurinos: Fátima Castillos

Trilha sonora: Caio de Mello e Angélica da Veiga