A vez dos navios elétricos: Heineken usa contêineres com bateria para distribuir cerveja sem emissões

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Almejando sustentabilidade, a Heineken agora utilizará um navio elétrico e entregará suas cervejas sem emissões de carbono

O nome da embarcação é Alphenaar e usa uma inovadora tecnologia com contêineres com baterias de íon de lítio para entregar sua carga sem emissões de carbono. O primeiro cliente do navio elétrico será a Heineken, que planeja ser uma empresa neutra em carbono até 2030. O Alphenaar usa contêineres de tamanho padrão de 6 metros com uma bateria no total de 2 MWh, o equivalente a 36 carros. Elas podem – e aqui está a maior inovação – serem trocadas em uma estação portuário, com a mesma facilidade que os contêineres de cerveja.

Ambições para navios elétricos

A fabricante, Zero Emission Services, pretende criar uma frota fluvial com oito navios, oito estações de recarga, e 14 contêineres de bateria. Eventualmente, a empresa pretende ter 30 rotas diferentes com seus veículos.Neste momento, há um trajeto só, usado pela Heineken, e as baterias serão trocadas no porto fluvial de Alphen aan den Rijn, e há apenas duas delas: uma para ida, outra para volta.

Os Países Baixos tem o maior porto da Europa, em Rotterdam, que é ligado por rios não só ao país inteiro, como à França, Alemanha e Suíça. Para distribuir a produção nacional, por um intrincado sistema de rios, canais e estuários que cobre o país inteiro, conta com a maior frota fluvial do planeta.

Com isso, a ZES calcula que 5% das emissões de carbono do país são por navios fluviais. A frota completa da ZES, por seus cálculos, devem economizar 360 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano. No mundo todo, navios representam cerca 3% das emissões de gases-estufa. Mas, como é um setor que cresce e como ainda é totalmente sujo, usando combustível fóssil da pior qualidade, esse número pode chegar a 10% até 2050.

Petroleiros elétricos terão bateria equivalente a 41 Tesla Model S

A empresa Asahi Tankers anunciou a compra de duas unidades do primeiro navio petroleiro totalmente elétrico do mundo.As unidades serão equipadas com um imenso conjunto de baterias com quase 3,5 MWh de capacidade. Seu principal objetivo será auxiliar no reabastecimento de outras embarcações na costa do Japão e fornecimento emergencial de energia em casos de desastres naturais em Tóquio.

O novo modelo terá propulsores da Kawasaki Heavy Industries (KHI), energizados pelo conjunto de baterias Orca ESS de 3.480 kWh, desenvolvido pela Corvus Energy — a capacidade equivale de 41 Model S Long Range, carro elétrico de maior autonomia da Tesla, com 85 kWh. Gigante, ele possuirá 62 metros de comprimento e 10,3 metros de largura, com velocidade máxima estimada em 10 nós (cerca de 18,52 km/h).

A decisão pode definir o início de mudanças positivas na categoria em relação ao meio ambiente, já que os maiores modelos de navios petroleiros podem emitir níveis de poluição comparáveis a milhões de veículos domésticos tradicionais. Isso se dá pelo alto nível de enxofre presente no combustível necessário para o funcionamento destas embarcações, algo evitado nos novos modelos elétricos.

A empresa comenta os benefícios do novo modelo: “Os dois navios-tanque atingirão zero emissões de CO2, NOx, SOx e partículas graças ao seu sistema de energia central totalmente elétrico, reduzindo drasticamente seu impacto ambiental” diz o comunicado. Além dos benefícios sustentáveis, a mudança pode ser mais viável economicamente, visto que reduz custos.

 

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15/ Quarta- INUNDAÇÃO DA MARÉ ALTA NOS EUA BATE RECORDES

16/ Quinta- A VEZ DOS NAVIOS ELÉTRICOS: HEINEKE USA CONTÊINERES                 COM BATERIA PARA DISTRIBUIR CERVEJA SEM EMISSÕES

17/Sexta- O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA REDUZIR OS RISCOS CLIMÁTICOS