A eficiência dos terminais para exportar grãos

0
1248
IMPRIMIR
15.07.20-porto-rio-grande
A eficiência dos terminais de grãos fazem do porto de Rio Grande o mais eficiente do Brasil no escoamento da safra colhida nas lavouras gaúchas.

A soja lidera o ranking como o principal produto movimentado pelo Porto do Rio Grande. Em 2014,foram mais de 10,7 milhões de toneladas somando apenas grãos e óleo. Em 20 de setembro deste ano, por exemplo, o setor de estatística contabilizou que 41% dos produtos que passaram pelo complexo portuário em setembro são de soja em grão e derivados. A eficiência dos terminais de grãos  fazem do porto de Rio Grande o mais eficiente do Brasil no escoamento da safra colhida nas lavouras gaúchas. O tempo de descarga e a janela de espera dos navios é menor no porto gaúcho em comparação com os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Virou rotina transportar até o Rio Grande do Sul o milho colhido no Mato Grosso para carregá-los em navios no porto gaúcho. Mesmo mais distante, exportadores preferem o porto de Rio Grande pela agilidade.

São quatro terminais à disposição para a movimentação de granéis. O Tergrasa é o maior deles, com dois armazéns horizontais com capacidade para 76 mil toneladas de farelo cada um e um silo vertical para 130 mil toneladas de grãos. A eficiência dos terminais para exportar grãos Além disso, dois carregadores com capacidade para movimentar 1,5 mil tonelada a cada hora. Em 2014, o Tergrasa movimentou 6.264.374 toneladas. Ao lado, o terminal Termasa possui oito armazéns com uma capacidade de armazenamento estática de 25  mil toneladas de grãos e 18 mil toneladas de farelo. No ano passado,a movimentação chegou a 2.226.392 toneladas.

Já a Bunge Alimentos possui um píer para movimentação de granéis agrícolas e óleo de soja, ligado à fabrica localizada na retroárea portuária. São quatro armazéns e capacidade estática de armazenamento de 157 mil toneladas. Em 2014, a movimentação do terminal chegou a 2.393.013 toneladas. A Bianchini possui um píer com 509 metros dotado de dois berços para atracação de navios tipo Panamax. Além disso,oito carregadores. O terminal operaligado por uma correia transportadora à fábrica localizada na retroárea. A fábrica de beneficiamento de soja tem capacidade de esmagar 2,5 mil toneladas/dia e carregar até 60 mil toneladas de soja diariamente. No ano passado, o terminal atingiu a marca de 4.951.837 toneladas movimentadas.

8.153.156 toneladas
foi o volume de soja exportada em
grãos em 2014 pelo porto de Rio
Grande. A quantidade ultrapassa 10
milhões de toneladas se somada a
movimentação de farelo e óleo