A conteinerização de novas cargas

0
1523
IMPRIMIR
Retração da economia e maior estabilidade do modal permitem ao transporte por contêiner em ferrovias ir além das commodities e explorar novos negócios
Retração da economia e maior estabilidade do modal permitem ao transporte por contêiner em ferrovias ir além das commodities e explorar novos negócios

por Diniz Júnior

Os custos do transporte ferroviário por contêineres chegam a ser 20% inferiores aos praticados em soluções com base rodoviária, a depender da distância e do desenho logístico global. O modal notabilizou-se pela confiabilidade,em decorrência dos baixos índices de acidentes operacionais e da alta disponibilidade dos ativos. Marcado, historicamente, pelo transporte de granéis como minério de ferro e grãos, esse mercado abriu espaço para novas cargas.

A nova lista inclui açúcar, celulose,peças automotivas, motocicletas,sucatas e produtos industrializados,como tvs de plasma.De janeiro a julho deste ano, seis das oito principais ferrovias que fazem esse tipo de transporte no país registraram aumentos de até 154% na comparação como mesmo período do ano passado,segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A utilização de contêineres para o transporte de grãos de soja é uma prática pouco utilizada pelos portos brasileiros.Porém, tem sido a solução de alguns terminais para diversificar a atuação em meio a um cenário de crise. A grande vantagem é ganhar espaço num segmento
ainda pouco explorado pelos operadores logísticos de ferrovias e terminais de contêineres e abocanhar uma fatia dos pequenos produtores do grão.

289dff07669d7a23de0ef88d2f7129e7Como parte da meta de ser uma alternativa para a exportação de grãos no Brasil, o Terminal de Contêineres de Rio Grande (RS) movimentou cerca de 7.700 toneladas de soja – ou 275 contêineres – no segundo trimestre de 2015. Para viabilizar o negócio o Tecon Rio Grande firmou parceria com a Ceifasul, de Cruz Alta, que recebe o grão e faz a estufagem, e com a Brado Logística, que faz o transporte ferroviária até Rio Grande. “O transporte via contêiner garante acesso a mercados que trabalham com volumes menores, trazendo facilidade na distribuição, redução de custos, além do melhor aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições climáticas”,elenca Thierry Rios (foto),diretor comercial do Tecon Rio Grande.

Além das cargas agrícolas, o Tecon Rio Grande também quer desenvolver o mercado,ainda incipiente, de importação de fertilizantes via contêineres. O consumo da commodity no Brasil ainda é extremamente dependente do mercado externo.Transportado em contêineres, o fertilizante chegaria ensacado ao terminal, pronto para ser vendido diretamente ao consumidor em quantidades menores para a sua necessidade. O início do projeto piloto para a carga está previsto ainda para 2015,com potenciais clientes já prospectados no Sul do país.

 

Anúncio Conexão Marítima - 21x14 cm - julho2015.cdr