Sete portos chineses estão nos dez primeiros lugares no ranking mundial

0
451
IMPRIMIR
Até o momento, o porto possui 52 rotas de contêineres. Entre as quais, 28 são de comércio exterior e 19 atendem os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), cobrindo principalmente os portos do Sudeste e Nordeste Asiático.

Durante o 13º Plano Quinquenal, o desenvolvimento dos portos da China avançou significativamente. A escala dos portos chineses é a maior do mundo e desempenha um papel importante no melhor funcionamento da dupla circulação.

O gerente-geral da Companhia Limitada do Porto do Golfo de Beibu, Chen Silu, afirmou que o porto alcançou um desenvolvimento mais rápido durante o 13º Plano Quinquenal. Segundo ele, a capacidade portuária cresceu mais de 80 milhões de toneladas, e a capacidade de contêineres aumentou mais de 29% ao ano.

De acordo com os dados do Ministério do Transporte da China, durante o 13º Plano Quinquenal, a escala dos portos chineses continuou se ampliando. Entre os dez portos com maior capacidade de carga e capacidade de contêineres no mundo, sete são da China.

Nos últimos cinco anos, a capacidade de produção dos portos chineses continuou crescendo e a construção de portos inteligentes foi acelerada. O país finalizou sucessivamente Xiamen Yuanhai, Qingdao Qianwan, o porto de Jingtang e outros terminais de contêineres não tripulados.

Até o final do 13º Plano Quinquenal, a China vai investir um total de 364,4 bilhões de yuans em portos, construir cinco grupos de portos em torno do Mar Bohai, Delta do Rio Yangtze, Costa Sudeste, Delta do Rio das Pérolas e Costa Sudoeste, além de formar uma disposição abrangente de oito sistemas de transporte, incluindo carvão, petróleo, minério de ferro, contêineres e grãos, entre os outros.

Fonte: Agência Porto