2 mil litros de óleo combustível vazam no estuário

0
822
IMPRIMIR
csm_vazamento-porto-santos-carlosnogueira_b5fdf2052d
Resíduos do incidente ainda são vistos no cais do armazém 19 (Foto: Carlos Nogueira)

Pelo menos 2 mil litros de óleo combustível (bunker) vazaram durante o abastecimento do navio Shao Shan 5, atracado no Armazém 19, da Rumo Logística. A estimativa é da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que monitora o trabalho de descontaminação do estuário. As possíveis sanções ao armador, dono do navio, serão determinadas entre hoje e amanhã.

A embarcação chinesa, carregada com 60 mil toneladas de milho, foi liberada pelas autoridades Portuária, Marítima e Ambiental a deixar o cais santista no fim da tarde de ontem, com quase 17 horas de atraso na programação original.

O gerente da Cetesb em Cubatão, Marcos Cipriano, responsável por atender a ocorrência, explicou que 10 tambores de 200 litros de resíduos já foram recolhidos nos dois últimos dias. O óleo estava distribuído pela beira do costado e pelo convés da embarcação, por onde ocorreu o vazamento.

Inicialmente, o comandante do navio havia informado às autoridades que somente 30 litros combustível haviam sido despejados acidentalmente no mar. A estimativa inicial dos técnicos ambientais, entretanto, já apontava para mais de 100 litros de bunker em pontos restritos, que foram cercados por barreiras de contenção.