Cais santista recebe seu maior navio cargueiro

0
899
IMPRIMIR
O navio é o maior em comprimento a escalar no cais santista (Foto: Fernanda Luz / A Tribuna)
O navio é o maior em comprimento a escalar no cais santista (Foto: Fernanda Luz / A Tribuna)

Com 340 metros de proa (frente) a popa (trás), o porta-contêineres Hyundai Loyalty concluiu,  nesta segunda-feira (15), a operação de descarga de cerca de 3 mil TEU (unidade equivalente a um cofre de 20 pés) no Porto de Santos. O navio é o maior em comprimento a escalar no cais santista e passará a vir ao complexo com frequência.

Loyalty foi construído em 2009 e opera com bandeira de Cingapura. Tem 45,6 metros de boca (largura), 14,5 metros de calado máximo e pode carregar até 8.600 TEU. Por conta de suas dimensões, as manobras de entrada e saída no cais santista devem ser feitas por dois práticos.

A embarcação atracou, na noite do último domingo, no cais do Terminal Embraport, que fica na Margem Esquerda, na Área Continental de Santos. Na ocasião, como estava carregada, seu calado (a profundidade que pode atingir) era de 13,2 metros, o limite para o canal de navegação do Porto de Santos.

O cargueiro descarregou 1.876 contêineres. Outros 58 cofres foram apenas removidos. A operação foi concluída na tarde de ontem. Ao zarpar, agora com menor volume de cargas, ele pode navegar com um calado de 10,8 metros.