Como o aquecimento global coloca em risco a agricultura brasileira

0
981
IMPRIMIR
topo_59dm144
Plantação de soja em Cascavel, no Paraná (Foto: Delfim Martins/Pulsar )

por BRUNO CALIXTO / blog do planeta

A agricultura já é normalmente vulnerável a eventos climáticos – basta ver os impactos das fortes chuvas no Sul ou da seca em São Paulo, por exemplo. Em um cenário de forte aumento da temperatura do planeta, a situação fica extrema. Uma análise feita pela Embrapa mostra, em mapas, o risco que nossas lavouras correm por conta do aquecimento global.

Os mapas foram preparados pelo pesquisador Eduardo Assad, da Embrapa. Eles mostram como que um planeta mais quente afetará três importantes culturas brasileiras: arroz, milho e soja. Os mapas comparam as áreas de risco de perda de lavoura dessas culturas registradas em 1990 com as previsões de perda de lavoura no futuro de um dos cenários do IPCC, o que prevê o aumento de 3,7ºC na média de temperatura em 2085.

O material faz parte de um estudo mais amplo, liderado pelo presidente da Capes, Carlos Nobre, para avaliar os riscos de um aquecimento global extremo no Brasil. O Blog do Planeta já explicou esse estudo. A agricultura é uma parte importante do relatório, já que o Brasil é grande produtor de grãos. Segundo Assad, o país tem tecnologia para adaptar lavouras, e já faz isso com o café ou o feijão. Mas essa adaptação é limitada. “É possível adaptar lavouras para um aquecimento de 2ºC. Passou disso, o risco é muito grande”.

Confira nos mapas abaixo a comparação dos riscos de perda das lavouras de soja, milho e arroz, no país, entre 1990 e 2085:

handle
before
after