4ª Feira do Polo Naval encerra com mais de 11 mil visitantes

0
1203
IMPRIMIR

Após três dias de palestras, painéis, negociações, debates e exposição, a 4ª Feira do Polo Naval, em Rio Grande, encerrou as suas atividades nesta quinta-feira, 12 de novembro, com um balanço positivo. Foram 11,2 mil visitantes na área de estandes e eventos paralelos e 160 palestrantes. Realizada, neste ano, no recém inaugurado Partage Shopping Rio Grande, a feira repetiu fórmulas de sucesso das edições anteriores, como a Rodada de Negócios do SEBRAE/RS, e apostou no Congresso Sul Energia, focando em um setor que promete investimentos bilionários na região sul nos próximos anos.

Durante os últimos dias não apenas a história e o potencial econômico do centenário Porto do Rio Grande foram valorizados como também outros setores além da indústria naval puderam mostrar o seu trabalho e projetos de investimentos na região, deixando no evento uma mensagem importante: a diversidade e a união entre os setores econômicos é a alternativa para fugir do atual cenário nacional de crise. Para o coordenador da Feira do Polo Naval, Fernando Estima, o balanço é positivo frente às condições atuais. “O importante é verificar o volume de palestrantes e as instituições envolvidas, essa soma de eventos”, explicou.

Estima salientou que se mantém realista: “nós reconhecemos o momento difícil, mas é por esse motivo que precisamos estar juntos”. Segundo ele, “a feira não pode escolher ano bom ou ruim”. As parcerias com órgãos como o governo do Estado, a prefeitura, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre outras, também foram lembradas pelo coordenador. “Eu sou muito grato a todos os patrocinadores e todos aqueles que se envolveram com a feira e dedicaram o seu tempo”, destacou.

Sul Energia
Apesar de ser uma novidade, o Congresso Sul Energia justificou a sua importância na programação da 4ª Feira do Polo Naval. Desde o primeiro dia os painéis foram apresentados e debatidos temas importantes para o setor de energia, como os desafios da energia eólica, os novos projetos que estão se instalando na região e também as políticas públicas do Rio Grande do Sul no contexto da energia.

No último painel o Congresso debateu a relação entre polícias públicas e energia. Intitulado “Políticas Públicas do Rio Grande do Sul no contexto da energia”, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Paulo de Tarso, contextualizou e defendeu a importância da Companhia para o município, abordando ainda as dificuldades enfrentadas pela instituição atualmente e os esforços nesses oito meses à frente da empresa para reverter a situação. “Ontem fechamos um grande desafio que trazia a todos nós uma incerteza, pois estávamos desde julho do ano passado com a concessão da CEEE não renovada”, contou. O secretário de Minas e Energia do Estado, Lucas Redecker, também palestrou no painel após visitar a feira e conversar com expositores. Redecker ressaltou que mesmo em tempos de crise é necessário se debater e pensar o futuro. “A Feira do Polo Naval busca soluções sem perder o seu foco”, afirmou.

Participaram ainda o prefeito de Rio Grande como moderador, Alexandre Lindenmeyer,o secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, o presidente do Arranjo Produtivo Local, Jefferson Puccinelli, o secretário de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Jordano Marques, e o coordenador da 4ª Feira do Polo Naval, Fernando Estima.

Rodada de Negócios
Realizada no primeiro dia do evento, a Rodada de Negócios, produzida pelo SEBRAE/RS, é um dos pontos a ser destacados da 4ª Feira do Polo Naval. A 8ª edição do evento, que se incorporou à programação da feira desde 2012, apresentou resultados e perspectivas positivas para o próximo ano. Ao todo, participaram 21 empresas compradoras e 132 vendedoras, gerando 819 agenda de negócios e uma expectativa de movimentar cerca de R$ 4,9 milhões.

Seminário de Direito
O último painel de debates do Seminário de Direito abriu as atividades da feira durante a quinta-feira (12). O foco da conversa foi o compliance empresarial, com o tema “Lei Anticorrupção, Códigos de Boas Práticas e Compliance no Âmbito da Indústria”. O evento, organizado em parceria com o escritório Advocacia Rocha Baptista, contou com a moderação de Arthur Rocha Baptista e a participação dos palestrantes Ricardo Guinalz, da Ricardo Guinalz Advocacia Penal Corporativa, José Luís Serafini Boll, da Controladoria Geral da União-RS e do britânico Bill Cattanach, representante da Head of Supply Chain – Oil And Gas Authority do Reino Unido.

Entre os debatedores do painel estava o Presidente da Ecovix, Roberto L. Bogado Duarte, o Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande e Diretor Presidente da Associação APL Polo Naval e Offshore, Danilo Giroldo, Alisson Eduardo Maehler, professor adjunto do departamento de administração da Universidade Federal de Pelotas e Claudio Correa, Chefe Regional da Controladoria Geral da União-RS. Como norte dos debates estava a figura da Lei 12846/2013, também conhecida como Lei Anticorrupção.

Navtec
Promovido pela NAVTEC – Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore, o painel “Tecnologia e Inovação como Elementos Estratégicos na Indústria Offshore e de Energia” iniciou a tarde de atividades da quinta-feira (12). Contando com a participação do diretor da INOVIX, Alexandre Canhetti, Hiroshi Koga, da ECOVIX, Uirajara Vieira, engenheiro de aplicações de campo da General Electric, Leandro de Andrade, diretor da  ARBRA Engenharia Industrial e Augusto Cavalcanti, diretor administrativo da AUSTRAL Soluções Ambientais, o painel trouxe algumas exposições práticas de exemplos inovadores que potencializam as ações nas indústrias offshore e energéticas.

Logo mais tarde, o segundo painel do Navtec, “Práticas Inovadoras na Gestão Estratégica de Pessoas”, contou com a participação da coordenadora adjunta do curso de Administração da FURG, Flavia Czarneski, o gerente de desenvolvimento humano e organizacional do TECON, Silvio Aquino, o psicólogo e membro do CoachinGente Desenvolvimento Humano, Mauricio Torrada e do gerente de operações do SENAI, Eduardo Weber. As conversas tiveram a moderação de Viviani Kwecko, diretora de recursos humanos do APL e professora do IFRS.