Aviões elétricos
Um avião híbrido-elétrico: esse é o projeto que está sendo executado pela Zunum Aero, startup que conta com aportes da Boeing e da JetBlue Airways. A expectativa é que a aeronave tenha custos operacionais de 40% a 80% mais baixos do que os atuais aviões regionais, por causa do uso de eletricidade em vez de combustível de aviação. O projeto prevê aviões de 10 a 50 assentos, com capacidade para 19 passageiros e alcance de 700 milhas náuticas, aumentando para além de 1.000 milhas náuticas até 2030, com o avanço da tecnologia de propulsão elétrica. O avião elétrico tem previsão para operar no início de 2020.
Nave gigante poderá ficar até cinco dias em voo
Um misto de dirigível, avião e helicóptero. Esse é o Airlander 10, que com seus 92 metros de comprimento acaba de completar uma série de testes em voo e se aproxima da etapa de utilização comercial. Mesmo parecendo um dirigível, a nave combina as tecnologias também de aviões e helicópteros, daí a denominação “hybrid”. O Airlander 10 poderá atingir altitudes de até 6.100 m por até cinco dias (quando tripulado). No início de maio, a nave híbrida voou um total de 180 minutos em seu terceiro ensaio.
Revolução elétrica e autônoma chega ao mar
A revolução no transporte elétrico ganha os mares. Uma empresa de navegação norueguesa busca a capacidade de entregar carregamentos pelo mar por meio de navios não tripulados a partir de 2020. O YARA Birkeland, totalmente elétrico e com emissão de gases poluentes zero, fará sua primeira viagem no ano que vem, na Europa. A embarcação será capaz de operar por meio de controle remoto e, no início da próxima década, funcionará de forma totalmente automatizada. O navio porta-contêineres, que está sendo construído pela Kongsberg Gruppen, transportará fertilizante.
Check-in facial
A Gol tornou disponível para os seus clientes o recurso que usa reconhecimento facial para a realização do check-in (selfie check-in) de voos por celular. A Gol diz ser a primeira empresa aérea do mundo a oferecer o serviço aos passageiros em voos domésticos e internacionais. O usuário precisa baixar o aplicativo Gol no smartphone ou tablet e fazer o cadastro da biometria facial. O sistema foi implantado em parceria com a FullFace Biometric Solutions.
Gelo combustível é aposta de energia dos chineses
Os chineses anunciaram a extração de hidrato de metano. Também conhecido como gelo combustível, é tido como o futuro do abastecimento de energia. Retirado do fundo do mar da China Meridional, o composto é uma mistura gelada de água e gás. Com aparência de cristais de gelo, se formam a temperaturas muito baixas, em condições de pressão elevada. O gás encapsulado dentro do gelo torna os hidratos inflamáveis, mesmo a baixíssimas temperaturas. Essa combinação rendeu-lhe o apelido de “gelo de fogo”. Pesquisadores acreditam que os hidratos de metano têm o potencial de se tornarem uma fonte de energia revolucionária que poderia ser fundamental para suprir necessidades energéticas no futuro. Estima-se que sejam encontradas dez vezes mais gás nos hidratos de metano do que no xisto, do qual pode ser extraído gás natural e óleo.
Agência CNT de Notícias