Porto de Itacoatiara será novo canal de exportações através do Canal do Panamá

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  Em 2015 o Amazonas escoou quase 18 milhões de toneladas de grãos, quantitativo que vem crescendo anualmente

Empresários paraenses apostam no impulso das exportações do agronegócio proveniente da região Sul a partir das rotas comerciais que saem dos portos que integram o projeto Arco Norte (região que compreende os Estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e segue até o Maranhão) em direção à Ásia e à Europa por meio do Canal do Panamá. Na avaliação dos empresários, a ampliação do Canal do Panamá, inaugurada em junho deste ano, deve incrementar o volume de grãos transportados a partir do Porto de Itacoatiara em direção ao exterior, com redução de até 15 dias de transporte e menor custo operacional.

O novo Canal do Panamá foi inaugurado em junho após nove anos de obras. A principal mudança foi feita nas eclusas, que passaram a receber embarcações com até 150 mil toneladas, chamadas de neopanamax, navios 2,5 vezes maiores que os recepcionados até então, os panamax.

De acordo com o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, que compõe uma equipe técnica formada por executivos e membros de entidades de empresariais paranaense, que avalia periodicamente a produção de grãos da América do Sul à América do Agronegócio estima que rota Itacoatiara – Ásia ou Europa, via canal do Panamá, diminui tempo entre 10 a 15 dias Norte, a ampliação no Canal do Panamá pode gerar queda nos custos de frete e também no tempo gasto com transporte a partir do porto de Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus), de onde a carga sai em direção à Ásia e à Europa.