Clima e desenho da costa explicam número de naufrágios no RS

0
233
Litoral gaúcho tem o maior registro de navios afundados no país: são 242 acidentes marítimos entre os anos de 1775 e 2004
Litoral gaúcho tem o maior registro de navios afundados no país: são 242 acidentes marítimos entre os anos de 1775 e 2004

POR DINIZ JÚNIOR

Em 2006 o oceanólogo Rodrigo Torres, do Museu Náutico de Rio Grande (RS), fez um levantamento detalhado sobre os naufrágios no Sul do país. Foram constatados 242 acidentes marítimos entre os anos de 1775 e 2004. A pesquisa revelou que os fenômenos meteorológicos, o desenho da costa e a existência de bancos de areia explicam por que o Rio Grande do Sul é o estado que, de acordo com pesquisadores, registra o maior número de naufrágios no Brasil. Um dos motivos é a de que o litoral gaúcho é atingido por uma grande intensidade de fenômenos meteorológicos e oceanográficos, como ciclones, frentes frias, pistas de vento e marés. Além disso a costa é retilínea, de baixa altitude, não existem baías e portos abrigados, com exceção de 19 faróis que começaram a ser construídos em 1820.

Antes da instalação de uma rede de faróis entre Torres e o Chuí, bem como o surgimento da navegação por GPS, o litoral gaúcho foi palco de incontáveis naufrágios. O vento “nordestão” e o “carpinteiro” agravavam a situação, fazendo da nossa costa uma verdadeira armadilha para a navegação. Estas características valeram ao nosso litoral, considerado um dos mais perigosos do mundo, o apelido de “cemitério de navios”.

A existência de bancos arenosos na entrada da barra da Lagoa dos Patos, antes da construção de molhes (paredões), dificultava o acesso ao porto. É nesse trecho que ocorre a maior incidência de naufrágios: 61,6% dos registrados no litoral gaúcho. O navio Altair, que afundou em 1976, é uma das atrações turísticas na região. Entre os naufrágios mais famosos no Rio Grande do Sul, está o do navio inglês “Prince of Wales”, em 1861, e do vapor brasileiro “Rio Apa”, que naufragou em 1887 após uma violenta tempestade, matando os 119 passageiros.

LISTA DAS EMBARCAÇÕES QUE NAUFRAGARAM NO LITORAL GAÚCHO

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA